O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começou a distribuir, nesta sexta-feira (4), cerca de 30 mil urnas eletrônicas entre as 165 zonas eleitorais de todas as cidades do Rio Grande do Sul. No domingo (6), os eleitores votam para prefeito e vereador em 497 municípios.
Conforme o TRE, as urnas são transportadas por uma empresa terceirizada a partir de 140 depósitos diferentes, junto a cartórios eleitorais, e devem estar instaladas em seus locais de destino até sábado (5).
A preparação das urnas ocorreu entre 19 e 27 de setembro. Na semana anterior ao pleito, também foi realizada uma inspeção em todas as urnas preparadas para garantir o funcionamento. Para a eleição em Porto Alegre, são 3,2 mil urnas.
É só depois disso que começa a logística de distribuição das urnas eletrônicas para os locais de votação e seções eleitorais, tradicionalmente realizada na sexta e no sábado antes da eleição.
Segundo a Justiça Eleitoral, essa dinâmica pode variar em razão de necessidades específicas de cada zona eleitoral. Em locais mais distantes ou de difícil acesso, por exemplo, o transporte pode ser feito por helicópteros, aviões e barcos.
Em outros casos, alguns tribunais podem fazer a entrega das urnas aos presidentes de mesa, que cuidam da guarda e montagem das seções eleitorais. Outros fazem o transporte das urnas por rotas, onde são distribuídas.
Enchentes danificaram urnas
Neste ano em especial, no qual centenas de cidades do RS foram atingidas por enchentes, foi necessária a substituição de mais de 5,8 mil urnas danificadas. Parte delas estará presente nas seções dos 57 locais de votação realocados em 27 cidades gaúchas e que serão utilizadas por cerca de 82 mil eleitores.