As fortes chuvas e desastres climáticos recentes causaram sérios danos às infraestruturas de transporte do Vale do Taquari, aumentando os desafios para a mobilidade e logística da região. Estima-se que o custo logístico regional subiu em torno de 30%, devido às dificuldades de acesso e aos gastos adicionais com transporte e manutenção de mercadorias. A BR-386, principal via federal do Vale e essencial para o transporte de produtos, sofre com interdições na ponte sobre o Rio Taquari, prejudicando diretamente o trânsito de cerca de 27,5 mil veículos que circulam diariamente entre Lajeado e Estrela.
Diante desse cenário, representantes do Vale do Taquari, liderados pela Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), reuniram-se com o vice-governador Gabriel Souza e secretários estaduais para discutir soluções urgentes. Durante o encontro, foi garantida a entrega da ponte da ERS-130 até o fim do ano, trazendo alívio para a logística regional. Angelo Fontana, presidente da CIC-VT, expressou otimismo: “Saímos mais tranquilos.”
O projeto da ERS-130 incluirá cabeceiras de pedra para maior resiliência climática, minimizando riscos em períodos de chuvas intensas. A licitação para essa etapa ocorrerá na próxima semana, e a conclusão está prevista para até 45 dias. Além disso, a ERS-129, no trecho entre Estrela e Colinas, passará por uma operação tapa-buracos a partir de novembro, enquanto a ERS-332, entre Encantado e Soledade, receberá manutenção ainda este ano, com recapeamento completo planejado para 2025. Estradas como as ERS-433 e 435 também estão no cronograma de melhorias.
A crise logística na BR-386 e a dependência da ponte sobre o Rio Taquari impulsionaram as associações regionais, como Amvat, Amat, Avat, Amturvales, Codevat e as prefeituras de Lajeado e Estrela, a reivindicarem ao governo estadual a construção de uma nova travessia sobre o Rio Taquari, com recursos do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs), associado ao Plano Rio Grande. A solicitação objetiva melhorar a mobilidade e reduzir custos logísticos, beneficiando toda a região e o estado.
O diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luiz Fernando Vanacor, garantiu que os principais projetos estão concentrados no Vale do Taquari, com orçamento assegurado para execução. Por fim, o grupo destacou a necessidade de apoio federal para viabilizar essa nova travessia no Rio Taquari, essencial para fortalecer a infraestrutura regional.