Na terça-feira, dia 5, o governador Eduardo Leite anunciou a abertura de novos concursos para a contratação de servidores das corporações vinculadas à Secretaria da Segurança Pública (SSP), com um investimento de R$ 280.538.622 até o final de 2026. Ao todo, serão preenchidas 2.774 vagas na Brigada Militar (BM), na Polícia Civil (PC), no Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e no Instituto-Geral de Perícias (IGP).
Os chamamentos estão previstos para ocorrer até abril de 2026, o que permitirá ao Rio Grande do Sul alcançar o seu maior efetivo das forças de segurança na última década. A ocupação das vagas do quadro da Segurança Pública passará de 61%, registrado no início de 2019, para 72% até o final do período.
“Nesta semana, em que já tivemos um anúncio importante na Segurança Pública, com a estratégia para redução de homicídios cometidos por organizações criminosas, a confirmação da abertura de concursos é mais uma boa notícia. Estamos honrando o nosso compromisso de garantir as condições para fazer a reposição programada de efetivo, depois de tanto tempo em que governos deixaram a defasagem aumentar, assegurando também a responsabilidade com as contas públicas”, afirmou Leite.
Os novos concursos serão organizados pelas vinculadas da Secretaria da Segurança Pública (SSP) em parceria com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPPG), responsável pelos procedimentos de gestão de pessoal do Poder Executivo. Os editais, com regras específicas para a concorrência às vagas de cada corporação, assim como as datas e etapas dos processos seletivos, serão divulgados em breve, conforme o avanço do processo de preparação dos certames.
“A realização desses concursos ocorre após a reestruturação promovida pelo governo do Estado, que modernizou o desenvolvimento das carreiras e garantiu regras mais claras para promoções e progressões. Carreiras valorizadas e atrativas resultam em mais segurança para o desenvolvimento do trabalho pelos servidores concursados e, consequentemente, entregas de maior qualidade à população gaúcha”, destacou a titular da SPGG, Danielle Calazans.
Confira as vagas:
- Brigada Militar: 1.200 soldados e 150 oficiais
- Corpo de Bombeiros Militar: 400 soldados
- Polícia Civil: 720 agentes (escrivães e inspetores) e 30 delegados
- Instituto-Geral de Perícias: 274 servidores (peritos criminais e legistas, técnicos em perícias e papiloscopistas)