FORÇA DO VALE 40 ANOS: Onde os fatos têm força

Coluna do Perondi

Coluna do Perondi, 12 de março de 2021

Por Nolimar Perondi

Homenagem aos profissionais da saúde

Vacina

Inegavelmente estamos vacinando pouco contra a Covid-19 diante das necessidades que são prementes. A discussão política e ideológica instalada no Brasil contra
a esquerda, impulsionada nas mídias sociais, deturpa
a cobrança da sociedade civil das ações de governo no combate da pandemia. Confunde-se cobrança de responsabilidade de uma função própria de Estado com posições políticas partidárias. Essa deturpação acaba sendo um garantidor das estratégias pífias do Ministério da Saúde que comprovadamente geriu equivocadamente a pandemia e suas consequências desde o início. O ministério da saúde foi inoperante na época em que todos os países procuravam indústrias farmacêuticas para contratar vacinas. Apostou apenas em uma, a astrazeneca com produção da Fiocruz, não se antecipou, apostou em tratamentos profiláticos sem comprovação, sem contar que não agiu como exemplo para o distanciamento e uso de máscaras. Estamos pagando com o que é mais caro, a vida, por ineficiência. É preciso cobrar do governo federal atitudes efetivas no alcance de vacinas para a população de forma desvinculada de política para o bem de todos. 

Mortes

Nesta semana tivemos número de mortes por Covid-19 passando de duas mil em 24 horas. Os hospitais estão com suas capacidades de atendimento a níveis jamais vistos. Aqui no Rio Grande do Sul hospitais que são referências estão fechando as emergências por não terem mais condições de atendimento, esgotados, como é o caso do Conceição de Porto Alegre. 

Números

No Brasil, oficialmente, são mais de 11 milhões de contaminados e com estes números vemos colapsar os atendimentos nos hospitais. O percentual de mortes
está próximo de 2,5%, em torno de 270 mil. A conta até parece simples, somos mais de 212 milhões de pessoas, caso não haja vacinas em quantidade para imunização
em massa ou uma forma de mitigar o contágio teremos consequências sérias, porque o percentual de mortes pode aumentar dramaticamente se não tivermos mais suporte de atendimento. Não se trata aqui de alarmismo inconsequente. É uma questão de analise de cenário. Repito mais uma vez, os números são frios, não representam a dor da perda, na matemática são apenas percentuais, na vida real são pais, mães, filhos… 

Medidas

O governo do estado tomou medidas fortes para evitar a aglomeração de pessoas. O atendimento no comercio foi restringido e outros tiveram que fechar. Não é preciso dizer que muitos proprietários estão sofrendo, a realidade está aí. Mesmo assim a curva de contaminados e mortos não para de subir. A situação é crítica e perspectiva não é boa. 

Direito

Representantes do comércio pedem ao governo gaúcho que libere o comercio afirmando que seguem os protocolos sanitários. Estão no seu direito, porque querem manter o seu negócio e os empregos. Na contramão desse direito temos o aumento das internações e UTIs lotadas. Difícil para todos. 

Ignorância

Foi noticiado em todo o estado nesta semana e faço questão de replicar o supras- sumo da idiotice de uma senhora de Nova Petrópolis, advogada, concorreu à prefeitura nas eleições passadas, quando protestava contra o governa-
dor Eduardo Leite pelo fechamento do comércio. Ela gravou um vídeo onde afirma que os alemães iriam entender: “Airbeit macht frei, não é isso que a gente aprendeu”? Depois disso segue dizendo que caso o governador não libera o trabalho iriam tirar ele do cargo.
Esta imbecil, que deve ser responsabilizada criminalmente, usou
a frase que estava nas entradas de vários campos de extermínio do regime nazista.
A frase significa “O trabalho liberta” e era colocada nos portões desses campos como uma espécie de humor negro, porque de lá ninguém saia vivo. 

Assumiu

O deputado Edson Brum que reside em Encantado assumir oficialmente a Secretaria do Desenvolvimento Econômico na terça-feira dessa semana.

Na semana retrasada, erradamente noticiei que o deputado Brum iria assumir a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo. Na verdade o turismo foi desmembrado dessa secretaria recente- mente. A posse, por conta da pandemia, foi virtual. Na verdade o novo secretário terá a incumbência de desenvolver a economia em um momento de in- certezas. De uma coisa tenho certeza, conhecendo o deputado, posso afirmar que não faltará determinação para desempenar essa função. 

Transparência

O prefeito em exercício de Encantado, Jonas Calvi, adotou uma conversa direta com a comunidade através do Facebook para esclarecer sobre o trabalho de combate a pandemia. Junto com a secretária de saúde, Clarissa Scatolla, e o diretor do Hospital Santa Terezinha, Evandro Klein, ele tem feito transmissões pelo Facebook onde traz informações importantes à população. Avalio como positiva a iniciativa pois infamações seguras e de órgãos oficiais ajudam muito. 

Importante

Vamos nos cuidar um pouco mais para evitar a contaminação pelo coronavírus, sem perder acalma e agir de forma responsável para que esta situação passe logo. Cuide de você e dos outros, use máscara, use álcool nas mãos e evite aglomerações. 

Frase:

“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”. 

Salmo 23
Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!