13 famílias atingidas pelas enchentes recebem as primeiras casas definitivas em Muçum
Um novo lar com mais segurança, conforto, dignidade e longe do medo de novas enchentes. Com esse objetivo, 13 famílias de Muçum receberam em mãos as chaves de novas residências, construídas pela iniciativa privada, por meio do Grupo Front e a Empresa Soprano, com o apoio da Mademape.
A entrega ocorreu na manhã desta terça-feira, 17, no Loteamento Jardim Cidade Alta 2, na presença de representantes das empresas envolvidas na construção, do prefeito Mateus Trojan, e dos novos moradores do bairro.
As residências possuem 44m² e contam com dois quartos, banheiro, sala e cozinha integrada, além de serem entregues mobiliadas, com cozinha, geladeiras, mesas e cadeiras, sofá, camas entre outros objetos essenciais, proporcionando que as famílias possam recomeçar suas vidas, após passarem por períodos difíceis nas enchentes que atingiram a cidade.
O terreno para as construções foi doado pela administração municipal, em um novo loteamento, e as obras iniciaram em setembro deste ano. Além disso, Muçum é o primeiro município do Vale do Taquari a entregar aos atingidos pelas enchentes, casas definitivas.
Em seu discurso Trojan, reiterou que habitação segue sendo um dos maiores desafios enfrentados em sua gestão. “Hoje, temos mais de 400 famílias aguardando para receber suas casas fora das áreas de risco. É uma quantidade muito grande de pessoas, e, por isso, precisamos ter uma organização e uma sequência bem definidas”, afirmou. Nos próximos dias, a escritura será dada a cada morador.
Ainda segundo o prefeito, em março do ano que vem, outras 50 casas definitivas serão entregues. “Essas primeiras 13 casas são um marco inicial, mas representam apenas o começo. Nosso objetivo é entregar, gradativamente, as unidades habitacionais necessárias para que todas essas famílias tenham um lar digno e seguro”, destacou.
Nome de representantes das 13 famílias muçunenses que receberam as chaves:
Adriana de Oliveira Fagundes
Bronilda Angela Valin
Eva Margarete Pedroso dos Santos
Gemma Bronca
Lisiane de Almeida
Loreci de Oliveira Mello
Maria Cristina da Costa
Maria Josmira Pedroso dos Santos
Melani Lussani
Nadir Pavi
Priscila Pedroso dos Santos
Samuel dos Santos Breier
Tereza da Silva de Almeida
Moradora de Muçum celebra entrega de nova casa
A moradora Loreci de Oliveira Melo, de 56 anos, vive um novo capítulo de esperança e segurança após receber a chave de sua nova casa no loteamento habitacional entregue em Muçum. Antes de se mudar para a nova residência, ela enfrentou meses de dificuldade no bairro São José, onde sua casa foi atingida por sucessivas enchentes.
“Minha casa ficou cheia de lama, chegou até uma árvore ficar presa em cima dela. Foram quatro vezes que a enchente nos atingiu. Cada chuva forte era um desespero, não conseguia dormir, precisava descer para ver a medição do rio. Agora, é outra vida”, relatou.
Durante o período mais crítico, chegou a ficar cerca de um mês em abrigo no salão paroquial e, em seguida, alugou uma casa com a ajuda da filha, até conseguir retornar à antiga residência. Agora, instalada na nova moradia, Loreci divide o espaço com sua neta Kiara. “A casa é linda, maravilhosa. É mais do que eu esperava. Não tem como explicar o que é sair de uma área de risco e agora poder dormir tranquila. Somente tenho que agradecer por estar recebendo essa oportunidade”, comemora.
Texto: Talissa Lucas