EGR começa a instalação das vigas na ponte da ERS-130

Na quarta,6 , a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) iniciou o lançamento das vigas para a finalização da construção da nova ponte da ERS-130, sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio. Esta fase da obra, que é uma das últimas etapas antes da conclusão, será realizada em três etapas, com a colocação de 24 vigas no total. O lançamento das vigas ocorrerá em três fases de oito unidades cada.
Cada vez que 60 metros de lançamento das vigas forem concluídos, as lajes pré-moldadas serão instaladas, com equipes trabalhando para finalizar o processo de ajustes. A EGR planeja concluir essa fase até o dia 21 de março, mantendo o cronograma para a entrega da ponte em 29 de março.
Detalhes da Construção e Avanço da Obra
A nova ponte terá 172 metros de extensão, 51 metros a mais que a estrutura anterior, e será construída com duas faixas de rolamento e espaço para pedestres e ciclistas. Em paralelo ao lançamento das vigas, seguem os trabalhos de construção dos aterros que vão elevar a pista em cinco metros, em um trecho de 170 metros de cada lado da ponte.
No lado de Arroio do Meio, o aterro está previsto para ser finalizado até o dia 15 de março, com a aplicação de asfalto e pintura. Já no lado de Lajeado, os trabalhos começarão após a liberação do espaço ocupado pelas vigas, permitindo a continuidade da obra.
Histórico da Construção da Ponte
A construção da nova ponte foi iniciada após a destruição da antiga ponte devido a uma enchente em maio de 2024. A EGR adotou um processo emergencial para acelerar a reconstrução. Em junho, começaram os levantamentos topográficos e hidrológicos, seguidos pelas sondagens do solo em junho e julho. Em setembro, as fundações foram iniciadas, com a colocação de estacas cravadas e raiz, e a fabricação das vigas foi finalizada em novembro.
Além disso, a concretagem das vigas, a construção dos pilares e a criação de uma “passagem molhada” no local permitiram o tráfego temporário até a finalização da ponte. Em janeiro de 2025, o trânsito foi liberado na passagem molhada, permitindo a continuidade dos trabalhos de construção.