Coluna do PerondiColunas

#NolimarPerondi | Feriado

Feriado

Uma boa notícia que foi publicada nas redes sociais do Jornal Força do Vale sobre o número de turistas no Cristo Protetor neste feriado de Páscoa. Foram 27 mil visitantes entra sexta-feira e segunda-feira. Número expressivo que mostra a viabilidade do projeto.

Gargalo

Se por um lado festejamos a vinda desses turistas para Encantado por outro podemos notar algumas insatisfações com os gargalos do trânsito muito antes de chegar ao Cristo Protetor.
Com um fluxo diferenciado, quem chegava à Encantado pela ERS 130
e 129, na altura do trevo do Rissi, se deparava com uma fila de veículos que, por conta do próprio trânsito da via, não conseguia fluir para seguir na estrada do parque. Este local já se mostra estrangulado diariamente para os próprios moradores em horários de pico, com o adicional dos visitantes ficou insuportável.
Penso que prefeitura deva propor uma solução paliativa, pelo menos em dias de maior fluxo, pois a obra de uma elevada deve demorar anos ainda. Quem sabe um semáforo que funcione nesses períodos. Sei que se trata de uma rodovia estadual, mas o bom contato do prefeito Jonas com o governador pode auxiliar neste pleito. Fica o registro para uma possível solução.

Reunião

Ivanor Daltoé (União Brasil) mais uma vez usa a tribuna da Câmara de Vereadores de Encantado para reclamar do atendimento do setor de máquinas da prefeitura. Desta vez foi com relação ao atendimento aos agricultores. Segundo o vereador o prefeito Jonas foi convidado para uma reunião com agricultores da Linha Argola, no feriado de 21 de abril. A reunião foi organizada pelo próprio Ivanor e também do vereador Leonardo Lorenzi (MDB), os dois da situação. O descontentamento é com as horas máquinas, estradas e acessos ás propriedades. Conforme o vereador Daltoé foi sugerido ao prefeito seis horas máquinas para cada produtor sem custos, caso necessite de mais horas o próprio agricultor vai contratar particular com seus próprios custos. Hoje, conforme lei em vigor, o agricultor tem direito de 10 horas, sendo 50% por conta da prefeitura e 50% pagas pelo produtor. O vereador também informou que um agricultor cansado de reclamar, acabou contratando máquinas particulares para arrumar uma estrada municipal.

Lonas?

O vereador Leonardo Lorenzi, que participou da reunião com o prefeito Jonas e agricultores da Linha Argola, também usou da tribuna na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Encantado, acrescentou que foi sugerido uma patrulha agrícola e a criação de um fundo para o produtor, para ser usado em momentos de eventos naturais que causem prejuízos. Segundo o vereador Lorenzi: “Como aconteceu na Linha Argola no último final de semana, – chuva de pedra, que se possa não oferecer a lona para o cara cobrir um galpão, e sim uma folha de brasilit, um aluzinco. Tem que ter uma
outra solução, não com uma lona”.

Audiência

Na noite de ontem, quinta-feira 24 de abril, foi realizada uma audiência pública para tratar de um projeto de autoria do vereador Daniel Passaia sobre a causa animal. Esse projeto foi o primeiro a dar entrada neste ano e prevê, de forma genérica, ações combinadas de proteção aos animais no município de Encantado.

Inconstitucional

O projeto sobre a causa animal, do qual o vereador Daniel Passaia é o proponente, foi considerado inviável pela assessoria jurídica da Câmara de Vereadores de Encantado, bem como pelo Igam, que é um instituto que assessora juridicamente os legislativos municipais.

Pois bem, como esse projeto é considerado inconstitucional, de duas uma,deveria ser analisado pelas comissões da Câmara e por ter vícios e incongruências ser arquivado ou devolvido ao autor, como consta no artigo 5° do Regimento Interno “para as correções cabíveis”. Assim sendo, ele deixa de tramitar e, portando, a própria audiência pública fica prejudicada, pois estarão debatendo um assunto que possivelmente continuará sendo inconstitucional.

Proteção

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Encantado parece estar sendo condescendente com este projeto ou com o seu autor – sempre é bom deixar claro que nesta análise sequer entro no mérito – pois, como afirma as assessorias jurídicas, é inviável e mesmo assim concorda com a audiência pública cujo debate pode gerar expectativas e entendimentos contrários da forma legal que precisa ser seguida. Também é verdade que estes pareceres são consultivos, sendo o plenário soberano em sua decisão. Assim mesmo, caso seja votado e aprovado, pode não vingar porque, se a assessoria jurídica da prefeitura entender que tenha vício de origem ou outra inviabilidade, necessariamente deverá propor uma ação de inconstitucionalidade. Tenho impressão que tudo está açodado neste projeto e dificilmente algumas emendas, que ainda estão sendo propostas, darão a constitucionalidade pretendida.

MDB

O MDB de Encantado escolhe em convecção o novo presidente da sigla no sábado. Até o momento somente uma chapa se apresentou. O suplente de vereador, Duda do Taxi, é o candidato a presidente, tendo como vice Rudimar Gonzatti.

Roca Sales

O candidato a prefeito derrotado nas eleições passadas em Roca Sales, Bayard Fischer Santos, colocou seu nome a disposição do partido. Bayard deverá suceder o atual presidente Silvinho na condução do partido.

Assédio

Um secretário do município de Muçum foi afastado de suas funções por possível assédio a uma menina, menor de idade, que atuava como ‘Menor Aprendiz’ na prefeitura. Segundo consta o cidadão se insinuou para a menina e esta relatou o fato para sua professora. A professora levou ao conhecimento do prefeito. Conversei com o prefeito Mateus Trojan e este afirma que estão averiguando os fatos: “Chegando a mim as informações da maneira que foram apresentadas nós afastamos o servidor e estamos neste momento de averiguação, vamos concluir as avaliações, concluir as interpretações e aí sim tomar decisões”.

Frase
“Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver”.
– Martin Luther King

Publicidade

Deixe uma resposta

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fale conosco!