Destaques

Campanha arrecada recursos para renovar ateliê em Encantado

Dorvil Frantz perdeu equipamentos nas enchentes e sonha em capacitar outros imigrantes com novo espaço de costura

Está no ar uma campanha de arrecadação para renovar o ateliê de costura do haitiano Dorvil Frantz, de 40 anos, morador do bairro Navegantes, em Encantado. O espaço foi destruído pelas enchentes de 2024, mas o objetivo vai além da retomada do trabalho: Frantz quer ensinar costura a outros imigrantes.

Enchente interrompeu trabalho

Frantz vive no Brasil há dez anos, desde que deixou o Haiti com a esposa, fugindo de crises humanitárias e desastres naturais. Em Encantado, trabalhou por cinco anos na Cooperativa Dália, até abrir seu próprio ateliê de costura.

O bairro Navegantes, onde vive, já enfrentou outras enchentes, mas a de 2024 foi a mais severa. Ele conseguiu salvar uma máquina e parte dos materiais, mas perdeu equipamentos essenciais para seguir trabalhando.

“Cada enchente me faz parar. Aí se passam três ou quatro meses sem conseguir trabalhar”, relata Frantz.

Apoio humanitário

A história do costureiro chegou até a organização Vv | Inteligência Humanitária, que atua em respostas a crises em mais de 20 países. Mariana Serra, cofundadora da Vv, conheceu Frantz após ações emergenciais no Vale do Taquari em 2023 e 2024.

Segundo Mariana, ele rapidamente passou a ajudar a equipe, tornando-se uma liderança natural entre a comunidade haitiana. Mesmo sem pedir, comentou as dificuldades para seguir trabalhando com equipamentos danificados — e foi o suficiente.

Ela submeteu sua história ao projeto internacional Drop Dead Generous, que financia ações de impacto com até US$ 500. A proposta foi aprovada e garantiu o valor inicial para a compra de uma máquina overlock de cinco fios.

Mais do que recomeçar

Com o apoio da rede Vv e de voluntários, Mariana lançou uma campanha de financiamento coletivo para complementar o valor e adquirir mais insumos. A mobilização superou a meta inicial, mas segue ativa para viabilizar um novo espaço fora da zona de risco.

O objetivo de Frantz não é apenas retomar a própria renda, mas ensinar costura a outros haitianos e criar oportunidades de capacitação.

🔗 A campanha segue ativa em:
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/um-atelie-para-frantz

Mariana Serra, da Vv,, organização brasileira com atuação em crises globais, levou a história de Dorvil a projeto internacional, e articula vaquinha
Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!