
Estudantes do 5º ao 9º ano de escolas de 16 municípios participaram, em agosto, de visitas às agências do Sicredi Região dos Vales. A ação faz parte do Projeto Liderança Jovem e buscou aproximar os jovens da realidade cooperativa por meio de experiências práticas.
Encontro com o cooperativismo
Durante o mês de agosto, cerca de 520 alunos líderes de turmas, do 5º ao 9º ano, vivenciaram uma experiência fora da sala de aula: a visita às agências do Sicredi Região dos Vales, dentro da programação do Projeto Liderança Jovem.
As visitas integraram a atividade chamada Expedição Investigativa, proposta que incentiva os estudantes a explorar o território onde vivem, estimulando curiosidade, senso crítico e protagonismo.
Vivência prática
Acompanhados por professores, os jovens foram recebidos pelos colaboradores das agências em seus municípios. O momento envolveu troca de experiências sobre liderança, cooperação e o papel do crédito cooperativo.
“Liderar é cooperar, compartilhar conhecimento e promover a evolução contínua”, foi uma das ideias trabalhadas nas visitas.
Durante os encontros, os estudantes conheceram mais sobre o funcionamento da cooperativa, seu impacto nas comunidades locais e refletiram sobre a importância de ambientes colaborativos.
Presença regional
Em 2025, o Projeto Liderança Jovem está sendo executado em 16 municípios da área de atuação do Sicredi Região dos Vales:
-
Anta Gorda
-
Arroio do Meio
-
Capitão
-
Dois Lajeados
-
Doutor Ricardo
-
Encantado
-
Guaporé
-
Ilópolis
-
Muçum
-
Putinga
-
Relvado
-
Roca Sales
-
São Valentim do Sul
-
União da Serra
-
Vespasiano Corrêa
-
Vista Alegre do Prata
Educação e futuro
Segundo Francieli Ravazio, gerente de Comunicação, Marketing e Programas Sociais do Sicredi Região dos Vales, a iniciativa reforça o papel da educação no fortalecimento das comunidades:
“Ver a curiosidade e o entusiasmo desses jovens ao conhecerem de perto o Sicredi Região dos Vales é inspirador. Acreditamos que investir na educação e no protagonismo das crianças e adolescentes é essencial para construirmos um futuro mais cooperativo.”