Três cães são encontrados mortos em Lajeado em menos de seis horas
Um deles foi morto a machadadas; outros dois morreram por abandono em casas desocupadas nos bairros Conventos e Santo Antônio

Três cachorros foram encontrados mortos na tarde de terça-feira (21), em diferentes pontos de Lajeado. Os casos envolvem maus-tratos graves, incluindo agressão com arma branca e abandono prolongado, e estão sendo apurados pelas autoridades locais.
Em um dos episódios, um homem foi preso em flagrante após matar um cão a machadadas no Bairro Conventos. Segundo a prefeitura, é a primeira prisão por maus-tratos a animais registrada no município.
Cachorro morto a machadadas
O crime mais violento ocorreu em Conventos, onde o agressor foi flagrado logo após matar o animal com golpes de machado.
“Foi um ambiente bastante horrível. Sangue espelhado pelo chão, o cachorro estendido. Muito chocante, ficou na minha memória. Nunca tinha visto isto”, — Ricardo Weber, coordenador do Centro de Zoonoses de Lajeado
De acordo com Weber, a prisão representa um marco legal contra maus-tratos em Lajeado.
“Serve de alerta. Muitas pessoas maltratam os animais e acham que não dá nada. A gente tem lei para isso”, afirmou.
Animais abandonados em casas vazias
Outros dois casos foram registrados no Bairro Santo Antônio, envolvendo abandono por parte dos tutores.
-
Em uma residência, dois cachorros foram deixados sozinhos após a mudança dos donos há cerca de um mês. Um foi encontrado morto, e o outro, em estado crítico de desnutrição.
-
Em outro ponto do bairro, um cão também foi encontrado morto após mais de uma semana de abandono, enquanto uma cadela tentava sobreviver se alimentando de um animal morto.
“Tinha pássaros dentro de casa, cachorro com galinhas e patos. Todos em situação de abandono.” — Ana da Apama, vereadora de Lajeado
A vereadora, que acompanhou os resgates, defendeu a importância de denunciar casos semelhantes. “A denúncia é a forma mais eficaz de salvar vidas de animais”, afirmou.






