Paraná registra sete mortes e mais de 830 feridos após passagem de tornados
Cidade de Rio Bonito do Iguaçu teve 90% das casas destruídas; mais de 830 pessoas ficaram feridas e 20 seguem hospitalizadas

O Paraná confirmou nesta terça-feira (11) a sétima morte relacionada aos tornados que atingiram o estado na sexta (7). A vítima, de 70 anos, faleceu em Rio Bonito do Iguaçu, município onde 90% dos imóveis foram destruídos pela força dos ventos.
Feridos seguem hospitalizados
Segundo autoridades estaduais, o idoso teve uma insuficiência cardíaca aguda em meio ao contexto de estresse pós-trauma. Com isso, o número oficial de mortos subiu para sete, sendo seis em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava.
Até o momento, o balanço aponta:
-
835 pessoas feridas com necessidade de atendimento médico;
-
20 seguem internadas em hospitais de Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Cascavel.
Cidade mais afetada
Com cerca de 14 mil habitantes, Rio Bonito do Iguaçu foi o município mais devastado. Estima-se que 90% das casas foram parcial ou totalmente destruídas. Os ventos ultrapassaram os 300 km/h.
As buscas por desaparecidos foram encerradas, e o trabalho agora foca na restauração de serviços essenciais, como energia, água e distribuição de doações.

Medidas emergenciais
O governo estadual autorizou a liberação de R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Calamidade Pública para apoiar a reconstrução. Parte do valor poderá ser destinado diretamente às famílias, com repasses de até R$ 50 mil por residência.
Além disso, moradores beneficiários do INSS poderão solicitar antecipação de pagamentos assistenciais, e escolas destruídas já têm autorização para reconstrução.






