Bolsonaro é preso preventivamente pela Polícia Federal

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi detido na manhã deste sábado (22) em cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi solicitada pela Polícia Federal (PF) e se baseia na “garantia da ordem pública”, não correspondendo ao início de cumprimento de pena por condenação.
A detenção ocorreu por volta das 6h em Brasília. Bolsonaro foi conduzido para a superintendência da PF e permanece em sala especial destinada a autoridades de alta relevância institucional. A nota oficial da corporação informa:
“A Polícia Federal cumpriu neste sábado (22/11), em Brasília/DF, um mandado de prisão preventiva em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal.”
A motivação da medida, segundo apuração, está relacionada ao risco identificado pela PF em razão de uma vigília convocada pelo filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em frente à residência do pai na sexta (21). A corporação avaliou que o ato poderia gerar desordem.
Desde o dia 4 de agosto de 2025, o ex-presidente Jair Bolsonaro estava em prisão domiciliar, em razão de ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pela constatação de descumprimento de medidas cautelares que haviam sido impostas a ele, entre elas, restrição ao uso de redes sociais, proibição de contato com diplomatas ou outros investigados, recolhimento noturno e uso de tornozeleira eletrônica.






