
A Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) realiza, até domingo (7), uma pesquisa para avaliar os impactos da proibição do uso de celulares nas escolas estaduais. O questionário foi enviado para os e-mails institucionais de equipes diretivas, professores e estudantes.
A medida faz parte do monitoramento da Lei 15.100/2025, sancionada em janeiro, que proíbe o uso de celulares em todas as escolas da rede estadual, durante aulas, recreios e atividades escolares, com exceções para fins pedagógicos, acessibilidade ou casos de saúde justificados.
A pesquisa também coleta informações sobre a percepção da comunidade escolar quanto à entrega e uso de uniformes escolares.
Impacto nacional: atenção maior e menos bullying virtual
Um levantamento nacional divulgado em setembro pela Frente Parlamentar da Educação apontou que mais de 80% dos estudantes relataram prestar mais atenção nas aulas após a restrição aos celulares.
Outros dados do estudo indicam:
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88% dos alunos do Ensino Fundamental I disseram ter melhorado a atenção nas aulas
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77% dos gestores e 65% dos professores observaram redução no bullying virtual
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Apenas 41% dos estudantes notaram essa mudança no ambiente escolar
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44% dos alunos afirmaram sentir mais tédio nos intervalos
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49% dos professores relataram aumento de ansiedade entre os estudantes
A pesquisa nacional foi realizada entre maio e julho com 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores de escolas públicas e privadas em todas as regiões do Brasil.






