Destaques

Monumento do cavalo Caramelo será construído no Rio Grande do Sul

Símbolo da enchente histórica de 2024 no Rio Grande do Sul, o cavalo Caramelo será eternizado em um monumento. A escultura, que terá quatro metros de altura, será instalada às margens da BR-386, em Estrela, no Vale do Taquari.

O anúncio foi feito no dia 11 de dezembro pelo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Sério, Moisés de Freitas, durante reunião da entidade.

A estátua será doada ao Estado pelo escultor Ranilson Viana, de Petrolina (PE), que já começou a modelagem da obra. O tamanho do monumento faz referência aos quatro dias em que Caramelo ficou ilhado sobre um telhado, em Canoas, durante a enchente de maio de 2024.

“Ele veio pra cá um tempo atrás. Nós nos conhecemos aqui. Ele vai fazer umas obras aqui para Sério e comentou comigo a vontade que tinha de doar uma escultura para o Vale do Taquari, simbolizando essa reconstrução e a resiliência do povo gaúcho”, explicou Freitas.

Ranilson é conhecido por suas esculturas monumentais, especialmente de temática religiosa. Entre suas obras mais recentes estão a maior Nossa Senhora de Fátima do mundo, com 54 metros, localizada no Crato (CE), e o recém-lançado Cristo da Amazônia, previsto para ter 59 metros de altura e ser apresentado durante a COP30.

Segundo o artista, imagens da escultura do cavalo Caramelo ainda não serão divulgadas, mas a modelagem já está em andamento.

 

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo