Geral

Bolsonaro é transferido da Polícia Federal para cela exclusiva na Papudinha

Ministro Alexandre de Moraes autorizou também visita excepcional de familiares ao ex-presidente, que cumpre pena de 27 anos

Preso desde novembro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi transferido nesta quinta-feira (15) da Superintendência da Polícia Federal em Brasília para uma cela exclusiva no 19º Batalhão da Polícia Militar do DF, conhecido como Papudinha. A determinação foi feita pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A medida ocorre após o trânsito em julgado da condenação de Bolsonaro, que começou a cumprir pena de 27 anos e 3 meses de prisão, sentenciado por tentativa de golpe de Estado.

Segundo Moraes, a transferência leva em conta o direito à prisão especial, previsto em lei para ex-autoridades, além de condições médicas e estruturais mais adequadas. Na Papudinha, Bolsonaro terá acesso a fisioterapia, privacidade para exercícios e visitas familiares ampliadas, além de acompanhamento médico particular.

Entenda por que a Papudinha foi escolhida

Localizada dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, a Papudinha abriga presos com direito à Sala de Estado-Maior, como advogados e autoridades. São oito celas coletivas, com capacidade total para 60 presos — mas o ex-presidente ficará sozinho em uma cela exclusiva, conforme determinado por Moraes.

A decisão também cita a superlotação nas unidades regulares da Papuda, justificando a escolha do batalhão da PM como mais adequado para garantir segurança e integridade física do ex-presidente.

“As condições absolutamente excepcionais e privilegiadas não transformam o cumprimento da pena em uma estadia hoteleira ou colônia de férias”, escreveu o ministro.

Também foi autorizada visita excepcional de familiares, com duração total de três horas, a serem divididas entre os visitantes.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo