Destaques

Apesar de nota 2 no Enamed, curso de Medicina da Univates não terá corte de vagas

Universidade questiona critérios do MEC após avaliação considerada insatisfatória. Curso seguirá sem punições.

A Universidade do Vale do Taquari – Univates recebeu nota 2 no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), conceito considerado insatisfatório pelo Ministério da Educação. Apesar do resultado, o curso de Medicina não sofrerá corte de vagas nem outras punições imediatas, conforme informou o pró-reitor de Ensino, Tiago Weizenmann.

A avaliação foi aplicada a 81 estudantes em fase de conclusão do curso, sendo esta a primeira vez que o exame ocorre nesse formato. A universidade contesta os critérios adotados e já protocolou um pedido de reavaliação junto ao MEC.

Divergência com avaliações anteriores

Segundo a Univates, uma avaliação in loco realizada em 2025 havia atribuído nota máxima (conceito 5) ao curso. Além disso, em dezembro, a própria instituição recebeu uma avaliação preliminar que indicava conceito 3, considerado satisfatório.

“A avaliação não expressa aquilo que realizamos no curso de Medicina. Houve mudança nos critérios, o que pode ter afetado o resultado”, disse o pró-reitor Tiago Weizenmann.

Apesar da nota baixa, o curso continuará funcionando normalmente. A Univates segue aguardando esclarecimentos do MEC.

Contexto nacional

O Enamed avaliou cursos de Medicina em todo o país, e mais de 100 instituições receberam notas 1 ou 2. A intenção do MEC é utilizar a ferramenta para qualificar a formação médica no Brasil.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo