Curso atualiza indústrias sobre boas práticas na produção de erva-mate
Capacitação reuniu representantes de Ilópolis e Arvorezinha em dois dias de atividades

Representantes de indústrias ervateiras de Ilópolis e Arvorezinha participaram, nesta terça e quarta-feira (3 e 4), de uma nova edição do Curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para a Erva-Mate e Derivados. A formação é parte do Programa Gaúcho para a Qualidade e Valorização da Erva-Mate, promovido pela Secretaria da Agricultura (Seapi/RS), em conformidade com a Portaria Estadual nº 154/2019.
Com 16 horas de aulas teóricas e práticas, o curso abordou desde rotulagem até controle de temperatura e umidade na produção. A capacitação tem como objetivo principal atualizar os procedimentos sanitários e industriais das empresas, reforçando a segurança e a qualidade do produto final.
Cultura de boas práticas na cadeia produtiva
Treinamento abrange desde o cultivo até a comercialização
Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar Ilvandro Barreto de Melo, um dos instrutores do curso, a formação funciona como uma reciclagem obrigatória para as empresas, exigida pelas coordenadorias regionais de saúde.
“É uma forma de renovar os certificados e reforçar a cultura de boas práticas, com impacto direto na qualidade do produto que chega ao consumidor”, destaca.
O conteúdo envolve desde o cultivo e colheita da planta até o empacotamento e rotulagem, incluindo também aspectos mercadológicos. Os cursos de BPF começaram em 2016 com 40 horas de carga horária, e já capacitaram representantes de 173 empresas, cobrindo praticamente 100% da indústria ervateira do RS.
Próxima edição será em Arvorezinha
A próxima atividade do polo ervateiro do Alto do Vale do Taquari está marcada para 13 a 17 de abril, em Arvorezinha. A capacitação será gratuita, com 40 horas-aula, e é voltada a empresas e fornecedores de matéria-prima.
O curso tem apoio da Câmara Setorial Estadual da Erva-Mate, do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) e do Sindimate/RS.
Mais informações podem ser obtidas nos escritórios locais da Emater/RS-Ascar.






