Geral

Obra destaca a fé, a contemplação da natureza e o pertencimento

Relvado inaugura Caminhos da fé e devoção, projeto que resgata a história das comunidades e aposta no turismo religioso Relvado inaugura no sábado, dia 21 de fevereiro o Caminhos da fé e devoção, um projeto religioso, cultural e histórico que conecta a Igreja Matriz Santo Antônio à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em um percurso de aproximadamente 1 quilômetro, nas proximidades da sede do município. A iniciativa reúne poder público, paróquia e comunidade e passa a integrar o conjunto de ações voltadas ao turismo religioso no Vale do Taquari.

Para falar sobre esse importante momento para a comunidade regional, especialmente no que diz respeito a incrementação do turismo religioso, a presidente da Associação Caminho da Fé e Devoção, Odete Araldi e o benfeitor Jatir Delazari estiveram nos estudios do Força do Vale na quarta-feira.

A programação de inauguração começa às 18h, com uma caminhada pelo trajeto, seguida de homenagem aos doadores e atos oficiais na gruta. Após a cerimônia, haverá jantar por adesão no salão paroquial e apresentação do grupo Passione, com repertório italiano e religioso. A atividade é aberta à comunidade local e regional.

Um caminho que nasce da memória Mais do que um trajeto físico, o Caminhos da fé e devoção foi concebido como um resgate histórico. Ao longo do percurso, foram instalados 26 capitéis, que representam comunidades ligadas à paróquia ao longo de décadas.

Dezesseis deles homenageiam localidades de Relvado, inclusive comunidades que perderam população ou deixaram de existir formalmente por conta do exodo rural. Os outros dez representam comunidades de municípios vizinhos, como Encantado, Coqueiro Baixo e Putinga, que mantêm vínculo religioso com a paróquia.

Conforme Odete, a proposta é preservar a memória de capelas, igrejas e comunidades formadas a partir da imigração italiana, a maioria delas erguidas por trabalho comunitário, doações e esforço coletivo, em um período em que a vida no interior girava em torno da fé e da agricultura. ” Os capiteis foram patrocinados pelas comunidades e famílias como forma de homenagear seus antepassados que por ali passaram, viveram e construiram suas famílias. Falamos de pertencimento e isso com certeza traz emoção, raízes e memórias” destaca a presidente da Associação.

Doação é uma homenagem a terra natal O projeto iniciou com a construção do memorial em homenagem a Dom Gentil Delazeri, bispo nascido em Relvado e figura de destaque na história religiosa da região. O memorial e a estátua instalados ao lado da Igreja Matriz Santo Antonio foram integralmente custeados por Jatir Delazeri, sobrinho do bispo, que está radicado nos Estados Unidos há mais de 40 anos.

Além do memorial, Jatir também financiou outras etapas do projeto e colaborou com o levantamento histórico que deu origem ao caminho. Parte do trajeto, inclusive, passa por áreas que pertenceram à família Delazeri, o que reforça o vínculo pessoal e histórico com a iniciativa.

Gruta revitalizada após a enchente A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, ponto final do percurso, passou por revitalização após os danos causados pela enchente de 2024. O antigo pavilhão existente no local não pôde ser reconstruído, em função de restrições ambientais e de segurança. O espaço foi reorganizado para contemplação, com preservação do curso d’água, áreas de permanência e acesso facilitado e ali também tem o olhar do relvadense através da doação da passarela instalada sobre o corrego garantindo o acesso ao outro lado do arroio, ampliando a área disponível aos visitantes.

Por orientação técnica, a imagem de Nossa Senhora não permanecerá mais no interior da gruta, que teve partes interditadas, sendo instalado um espaço externo adequado para devoção.

Como a área da gruta pertence à Igreja, foi necessária autorização formal para a execução das obras. A Mitra Diocesana concedeu a cessão do espaço por 25 anos, com possibilidade de renovação por igual período, permitindo que o município realizasse o projeto de revitalização e integração ao Caminhos da fé e devoção.

Iluminação e uso permanente O trajeto recebeu iluminação específica, pensada para permitir caminhadas também no período da noite. O paisagismo foi pensado de forma a preservar e valorizar a natureza. O espaço da gruta conta com bancos, mesas e estrutura básica para permanência, o que já vem sendo utilizado pela comunidade, mesmo antes da inauguração oficial.

A proposta, segundo os organizadores, é que o local seja usado tanto para devoção quanto para lazer contemplativo, caminhadas e visitação turística, integrando-se gradualmente ao roteiro regional.

Turismo regional e identidade local A implantação do Caminhos da fé e devoção ocorre em um momento em que Relvado busca alternativas para diversificar sua atividade turística, historicamente concentrada em eventos pontuais. A aposta é em um turismo de base cultural e religiosa, integrado aos atrativos de municípios vizinhos e ao fluxo já existente na região.

_ Percurso de um quilômetro entre a Igreja Matriz Santo Antônio e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes será inaugurado no dia 21 de fevereiro. Caminho reúne 26 capitéis. O memorial a Dom Gentil Delazeri e a passarela foram doados por Jatir. Em breve, Relvado vai ganhar outro presente de Delazeri

Publicidade
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo