Em julho de 1984, iniciaram os primeiros “bate-papos” que levariam à fundação do Jornal Força do Vale. As recém egressas do curso de Comunicação Social da Unisinos, Cláudia Bouvié, e da PUC de Porto Alegre, Renira Turatti Ost e Sônia Gonzatti Bergamaschi, começaram, então, a transformar o sonho de editar um semanário em Encantado em realidade.
Cláudia e Sônia estavam formadas em Jornalismo e Renira em Relações Públicas. Em poucos dias, a idéia tomou corpo. As fundadoras do Força do Vale, movidas pelo idealismo e a coragem peculiar dos jovens, criaram a empresa BBT Assessoria de Comunicação Ltda, marcando o lançamento da primeira edição do jornal para a sexta-feira, dia 21 de setembro de 1984.
A proximidade com leitores, anunciantes e com a comunidade fez com que, carinhosamente, os encantadenses passassem a chamar o Força do Vale como o “jornal das gurias”. Cinco anos depois da fundação, Claudia Bouvié trilhou outros caminhos se radicando no Mato Grosso e, em 2015, Sônia passou a se dedicar à administração do Supermercado Bergamaschi, mas continua ligada ao Força e, sempre que pode, colabora.
VENCENDO PRECONCEITOS
As dificuldades dos primeiros anos foram muitas, desde a sonegação de informação, o descrédito, o preconceito em dividir espaços de poder notadamente masculinos com mulheres era notória. Mas com alegria, se constata que a insistência das gurias do Força encorajou outras mulheres a ocuparem seus espaços em entidades e atividades diversas.
As mentoras do FORÇA DO VALE gostam de lembrar o que disse o ex-vereador Osvaldo Delazari, por ocasião dos 25 anos do jornal, acerca do pioneirismo do Jornal:
“O Força do Vale foi o primeiro a acompanhar o dia a dia da Câmara de Vereadores e isso provocou a chegada de outros veículos nas coberturas das sessões do Legislativo.”
O noticiário a respeito do Legislativo, do Executivo e do Judiciário nos torna o elo de aproximação entre esses poderes e a comunidade, afinal, só é possível falar e tomar posição daquilo que conhecemos.
INDEPENDÊNCIA ECONÔMICA
O jornal sempre esteve próximo das comunidades onde atua, especialmente os municípios circunvizinhos a Encantado. Levar a informação de forma correta e imparcial, ouvindo todos os lados, tem sido a tônica do trabalho, e ao longo dos anos essa postura trouxe a credibilidade que, ao lado dos seus leitores, é o seu grande patrimônio.
“Fazer um jornalismo independente não é fácil em qualquer lugar do mundo, especialmente em cidades pequenas como a nossa. Mas, levamos como nosso norte, que todo cidadão terá o mesmo respeito e direito de dar a sua versão frente aos acontecimentos em que estiver envolvido, e como empresa, a BBT Assessoria de Comunicação Ltda, adota uma postura de independência financeira em face a grupos de poder”.
REVISTA VISUAL É UM DOS PRODUTOS DO FORÇA
O Jornal Força do Vale é um dos principais veículos de comunicação de Encantado e da região. Circula ininterruptamente desde setembro de 1984, com a mesma direção, noticiando principalmente os acontecimentos de Encantado e do Vale do Taquari. A sua opção histórica é a cobertura focada em um jornalismo comunitário e participativo, engajando-se, ou provocando, sem o menor pudor, as principais lutas da cidade e do seu povo, que tem, nas páginas do Força do Vale, o seu grande veículo.
Além da edição do Jornal Força do Vale todas as semanas, a BBT Assessoria de Comunicação Ltda, ao longo desses 37 anos, faz trabalhos terceirizados para empresas e órgãos públicos. Criou várias publicações especiais enaltecendo eventos, datas e comunidades.
“Nosso acervo de publicações nos dá muito orgulho”
Em 2019, o Força do Vale lançou a revista “Colorindo Encantado”, que foi entregue aos estudantes encantadenses. Na época, o jornal destacou a obra do Cristo Protetor, mostrando o início da obra que viria a ser conhecida mundialmente.
O pioneirismo do FORÇA também foi marcado, em 1987, pelo lançamento da Revista Visual, a publicação mais esperada da cidade, todo o final de ano.
Enfim, são 1924 edições, 37 anos dedicados ao trabalho de bem informar aos públicos e fazer valer a máxima que “o maior jornal do mundo é o da nossa comunidade”.
SITE E REDES SOCIAIS
Quase dois milhões de acessos
Em 2020, o Força do Vale, que flertava com a internet, se rendeu de fato a ela, lançando seu site e a alimentando suas redes sociais para ficar ainda mais perto do leitor, com o cuidado e o zelo de sempre.
Em menos de um ano no ar, nosso portal de notícias, o www.jornalforcadovale.com.br, alcançou 180 mil usuários, contando com leitores nos cinco continentes e atingindo em breve dois milhões de acessos. Nossa página no Facebook conta com quase 30 mil seguidores.
MAIS DE UMA CENTENA DE COLABORADORES
O Força do Vale é o retrato da comunidade. Nestes 37 anos, o FORÇA DO VALE contou com a colaboração de muitas pessoas, entre elas: Ademar Victor Pretto, Adriana Vidal, Adriano Azeredo, Airto Gomes, Alemão Darde, Ampère Giordani, Anapaula Gottardi, Andreia Monica Cantu, Angelo Cadore, Arlete Toldo, Brenda Buffe, Camila Merlo, Carmen Matiello, Clarissa Pretto, Claudia Fontana, Cristiane Cavalieri, Darlei Fleck, Duda Cíceri, Eduardo Gonzatti Turatti, Elizandra Boldrini, Enedina Bagatini, Evaldo Lang, Fabiola da Silva, Fabíola Matias, Fernando Griesang, Fredi Camargo, Gilberto Dacroce, Gilson Conzatti, Gisa Vian, Isabela Moresco, Jararaca (Zé do Povo), João Amadori, José Claucir Cunha dos Santos, Juremir Versetti, Katie Scartezini, Kelly Sangalli, Luciano Fontana, Márcia Bruxel, Márcia Teles dos Santos, Mariane Almeida, Márcio Arcari, Marcos Cadore, Marina Nava, Maristela Laude, Marrom, Monica Katz, Neucir Bigolin, Nilson Debortoli, Nolimar Perondi, Peli, Rafael Fontana, Rogéria Pianezola, Rogério Rissi, Rosangela Soares, Sandro Barreto, Sebastião Silveira, Silvio Cadore, Simone Bigliardi, Tânia Dadalt, Tiago Fachinetto, Valéria Togni, Valdir Pinheiro e Viliano Fassini.