Safra caminha para recorde, indicam Conab e IBGE
Estimativas da Conab e do IBGE projetam mais de 350 milhões de toneladas, com destaque para a soja e crescimento da área plantada

A produção de grãos no Brasil deve atingir novo recorde na safra 2025/26, segundo projeções divulgadas nesta semana pela Conab e pelo IBGE. O destaque é a soja, com alta estimada de 2,7%, apesar das perdas registradas em outras culturas como milho, arroz e feijão.
Avanço puxado pela soja
Segundo a Conab, a colheita total deve chegar a 353,13 milhões de toneladas, um aumento de 0,3% em relação à safra anterior. A soja lidera a produção com previsão de 176,12 milhões de toneladas, impulsionada pelo crescimento de 2,8% na área plantada e condições climáticas favoráveis na maioria das regiões.
Mato Grosso, principal produtor, continua à frente. Já em estados como Mato Grosso do Sul e Goiás, chuvas irregulares têm prejudicado parte das lavouras.
Milho, arroz e feijão devem recuar
O milho apresentou aumento na área total plantada, mas a produção deve cair 1,5%, atingindo 138,9 milhões de toneladas, devido a problemas climáticos no Sul e no Sudeste. A produtividade média caiu de 6.457 kg/ha para 6.114 kg/ha.
Já os alimentos básicos da mesa dos brasileiros seguem em queda:
-
Arroz: produção estimada em 11,06 milhões de toneladas, recuo de 13,3%
-
Feijão: total previsto de 3 milhões de toneladas, 0,5% abaixo da safra passada
A redução é atribuída, segundo a Conab, aos preços em baixa, que desestimularam o plantio.
Outras culturas
-
Algodão: queda de 2,8% na área e 6,3% na produção
-
Amendoim: recuo de 1,9%, com estimativa de 1,1 milhão de toneladas
IBGE também prevê safra recorde
O IBGE estima uma safra total de 346,1 milhões de toneladas em 2025, alta de 18,2% em relação a 2024. O levantamento usa o ano-calendário (janeiro a dezembro), ao contrário da Conab, que considera o ano-safra.
Segundo o instituto, a produção nacional de grãos dobrou nos últimos 13 anos, passando de 162 milhões de toneladas em 2012 para o recorde atual. A área colhida cresceu 66,8% no mesmo período.
Região Centro-Oeste lidera
O Centro-Oeste respondeu por 51,6% da produção nacional em 2025, com destaque para:
-
Mato Grosso: 32% do total
-
Seguido por Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais
-
Juntos, esses estados somam 79,7% da produção nacional de grãos
“O avanço está ligado aos ganhos de produtividade, resultado de investimentos em pesquisa e tecnologia no campo”, afirma Carlos Alfredo Guedes, do IBGE.






