Brasil

Barbies Inspiradoras: Sobrevivente da boate KISS recebem homenagem em novo projeto

A Mattel lança uma nova edição das suas bonecas Barbie, agora inspiradas em duas brasileiras que superaram grandes desafios e hoje se tornaram símbolos de resiliência e empatia. Paola Antonini, 30 anos, e Kelen Ferreira fazem parte do projeto “Mulheres Inspiradoras” (Role Models), que foi lançado no dia 4 de março. Ambas são as primeiras brasileiras com deficiência a terem uma Barbie criada à sua semelhança, uma homenagem à força que elas representam.

O caminho de Paola e Kelen até se tornarem protagonistas dessa homenagem começa com tragédias que mudaram suas vidas. Kelen sobreviveu ao incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 2013, que resultou em 242 mortos e 636 feridos. Entre os danos causados pelas queimaduras, Kelen precisou amputar parte de sua perna direita. Já Paola, em 2014, sofreu um atropelamento que levou à amputação total de sua perna esquerda.

Apesar do sofrimento que ambas enfrentaram, elas demonstraram uma notável capacidade de recuperação. Paola, conhecida por seu otimismo, usou as redes sociais para compartilhar sua jornada de superação, conquistando 2,4 milhões de seguidores no Instagram. Ela também fundou um instituto dedicado à reabilitação de jovens e crianças com deficiência física, onde distribui próteses coloridas e personalizadas.

Kelen, por sua vez, enfrentou um processo longo de aceitação de sua nova realidade, o que levou sete anos. Ela conta que a ajuda de Paola foi essencial nesse processo. “A Paola me ajudou desde a aceitação até o ponto de eu me sentir confortável usando roupas mais curtas e me sentindo eu mesma novamente”, revela Kelen.

A amizade entre Paola e Kelen se fortaleceu quando Paola recebeu o convite para interpretar Kelen em uma série da Netflix sobre a tragédia da Boate Kiss. Em 2023, Paola foi até Santa Maria e se tornou uma grande aliada de Kelen no processo de aceitação e reconstrução da sua imagem pessoal.

Agora, essas duas mulheres inspiradoras se tornam as protagonistas de uma nova linha de Barbies, feitas à imagem e semelhança delas. A Barbie de Paola vem com uma prótese transfemoral (acima do joelho) e uma perna cor de rosa, enquanto a de Kelen traz uma prótese transtibial (abaixo do joelho) e cicatrizes de queimaduras, representando suas experiências de vida.

Para Paola, ser retratada como uma Barbie é um sonho realizado e uma forma de mostrar que é possível superar obstáculos e transformar a realidade. Kelen também compartilha dessa emoção, dizendo que, ao ver a sua Barbie, sentiu-se pertencente. “É muito significativo. Me sinto representada”, afirma.

A ação da Mattel vai além de Paola e Kelen. Também serão lançadas versões de Barbies inspiradas em outras mulheres que se destacaram no cenário internacional, como as medalhistas de ouro de ginástica olímpica Jordan Chiles e Jade Carey (EUA), as atrizes Hannah Waddingham e Juno Temple (Reino Unido), e as tenistas Evonne Goolagong-Cawley e Ash Barty (Austrália).

No Brasil, o projeto já incluiu diversas mulheres notáveis, como a surfista Maya Gabeira, a biomédica Jaqueline Goes, a professora Doani Emanuela Bertan e a cantora IZA. Essas iniciativas têm como objetivo celebrar as histórias de superação, união e a luta por mais inclusão e igualdade.

Barbie Kelen Ferreira: amputação e queimaduras da Boate Kiss mostram superação (Ester Mendes/Divulgação Mattel/Divulgação)

Barbie Paola Antonini: perna mecânica colorida e brilhante virou símbolo de otimismo e resiliência (Ester Mendes/ Divulgação Mattel/Divulgação)
Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!