A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul emitiu um aviso meteorológico, atualizado na Sala de Situação, sobre as chuvas previstas para os próximos dias. Apesar das fortes precipitações, os riscos de grandes transtornos para o Vale do Taquari são limitados.
Conforme o AVISO 265, válido até 5 de agosto de 2024, as chuvas podem trazer acumulados entre 40 e 80 mm sobre o Centro-Norte, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA) e Campanha. Nas Missões, Noroeste, Sul e Sudeste, os volumes podem variar entre 100 e 150 mm, especialmente nas áreas próximas à Costa Doce.
As chuvas são causadas por uma frente fria estacionária combinada com o fluxo de umidade vindo do norte do país.
No domingo, 4 de agosto, e na segunda-feira, 5 de agosto, a previsão é de chuvas intensas nas Missões, Centro, Campanha, Sul e parte da Costa Doce, com volumes entre 50 e 90 mm por dia, podendo ultrapassar 120 mm por dia nas Missões e Sudeste. Nas demais regiões, os acumulados ficam entre 20 e 30 mm por dia.
Na madrugada de segunda-feira, a frente fria deve manter as chuvas fortes nas Missões, Noroeste, Norte e Nordeste, mas a intensidade diminuirá ao longo da manhã. As instabilidades retornarão na tarde de segunda, trazendo chuvas e ventos fortes, descargas elétricas e possibilidade de granizo.
Na terça-feira, 6 de agosto, as chuvas devem se intensificar novamente na metade Sul e Centro do estado, com volumes de 40 a 60 mm por dia no Centro, Campanha e Sul, podendo chegar a 90 mm por dia no Oeste gaúcho.