A MetSul Meteorologia alerta para a possível ocorrência de chuva preta no Rio Grande do Sul neste fim de semana, devido à grande quantidade de fuligem na atmosfera. A fumaça vem da Bolívia e da Amazônia, avançando até o Sul do Brasil.
Uma frente fria trará chuva para quase todo o estado, embora os volumes sejam baixos e irregulares. O ciclone extratropical no Rio da Prata provocará precipitações neste sábado no Oeste, Sul e Centro do estado, avançando amanhã para o Norte.
Com a fumaça presente na atmosfera e a instabilidade prevista, pode ocorrer chuva preta com precipitação de fuligem em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A água em piscinas, baldes e outras superfícies pode ficar escura ou preta, assim como veículos podem apresentar manchas de poeira, como ocorreu recentemente em São Paulo.
O que é chuva preta
Fuligem é um material particulado, principalmente de carbono, formado pela combustão incompleta de materiais orgânicos como combustíveis fósseis e biomassa. Quando esses materiais não queimam completamente, produzem partículas finas de carbono negro e outros compostos, em vez de se transformarem inteiramente em dióxido de carbono (CO₂) e vapor de água.