Nesta quinta-feira, 2 de novembro, feriado de Finados, a Climatempo Meteorologia prevê o início da formação de um ciclone extratropical na Região Sul do Brasil. Na sexta-feira, 3 de novembro, o ciclone estará formado, com centro de atuação no Litoral do Rio Grande do Sul, trazendo chuva intensa, granizo e ventos fortes.
A meteorologista Josélia Pegorim destaca a peculiaridade desse ciclone, que se origina no continente, tornando-o particularmente perigoso. Entre quinta e sexta-feira, a situação é de perigo para tempo severo, principalmente nas regiões Norte e Central do RS, com chuva volumosa, raios, granizo de grande porte e ventania.
No Litoral do RS, entre quinta e sábado, os ventos persistentes podem atingir rajadas de até 100 km/h. Desde setembro, a Região Sul tem enfrentado temporais frequentes, causando danos significativos. Outubro terminou com chuvas acima da média, especialmente no RS, com mais de 400 milímetros de chuva e 600 milímetros em Frederico Westphalen. Essa condição deve persistir em novembro, com a expectativa de melhoria apenas no outono de 2024.