Na última quarta-feira (13), a Coordenadoria Regional de Defesa Civil conduziu uma reunião na sede do Corpo de Bombeiros de Lajeado, envolvendo coordenadores municipais de 17 cidades da região oito do estado sendo elas Bom Retiro do Sul, Broschier, Canudos do Vale, Colinas, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Encantado, Guaporé, Imigrante, Lajeado, Nova Bréscia, Progresso, Putinga, Roca Sales e Vespasiano Corrêa.
O encontro abordou os transtornos enfrentados em 2023 e destacou o papel da Defesa Civil na resposta a situações extremas, também foi discutido o plano de contingência de cada cidade afetada por enchentes. A principal preocupação foi promover uma cultura de prevenção, enfatizando a necessidade de coordenadores capacitados. Durante a reunião, foi lançada uma pesquisa para avaliar as estruturas internas da Defesa Civil em cada município, buscando melhorias e recursos estaduais e federais.
O evento contou com a participação do Promotor de Justiça, Dr. Sérgio Diefenbach, que enfatizou a importância da escolha criteriosa de representantes para as Defesas Civis municipais. O comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado, Thales Stobbe, abordou o comando em eventos extremos, e o 1º tenente, Rivelino Jacques Peixe, discutiu o processo de homologação de decretos de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública, visando recursos financeiros para os municípios atingidos.