FORÇA DO VALE 40 ANOS
ClimaDestaques

Mais socorro chega ao Vale

Para esta quarta-feira, deve ocorrer um incremento de salva-vidas na região. Uma demanda emergente, aeronaves dos bombeiros, da Brigada Militar e possivelmente da Força Aérea Brasileira (FAB) devem chegar. No total, são previstas de três a quatro atuando no Vale ao longo do dia.

Comandante dos bombeiros em Lajeado, Thalys Stobbe
Embarcações também devem ajudar os bombeiros em vários lugares ao mesmo tempo, pontua o comandante. “O dia de hoje vai ser melhor do que o de ontem”, assegura Stobbe. “Mesmo se as aeronaves não vierem, com o apoio das embarcações, vai ser possível atender as pessoas”, garante.

Serão ao todo 21 embarcações (+10) e cerca de 110 bombeiros (+50) em atuação nesta quarta. Pelos cálculos de Stobbe, a corporação já fez mais de 400 resgates pelo Vale do Taquari devido a esta nova enchente e enxurrada.

“Em setembro, o grande ‘vilão’ da história foi o Rio Taquari. Dessa vez, eu colocaria a ‘culpa’ no Rio Forqueta – ele encheu muito rápido –, e nos deslizamentos”, entende, sobre o que influenciou mais para os problemas ao longo desta terça-feira na região.

Conforme o socorrista, a atuação é mais complexa agora em relação à cheia de setembro porque o Vale não é tão acostumado com deslizamentos de terra. “Um desafio novo”, classifica. “Deslizamento ele não avisa antes. A gente tem movimentos de massa muito rápidos. Não é como nos filmes. Quando o deslizamento vem, ele vem e a pessoa não consegue mais agir. Quando a pessoa desconfia que está na hora de sair de casa, geralmente já passou da hora de sair”, percebe.

Fonte
Rádio Independente
Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!