Março registra recorde de temperatura global pelo décimo mês consecutivo, marcando o período mais quente já documentado na Terra
Em março de 2024, o Observatório Europeu Copernicus (C3S) divulgou um relatório alarmante, indicando que o mês foi o mais quente já registrado globalmente. De acordo com os dados apresentados, a temperatura média global do ar estava 1,58ºC acima da média da era pré-industrial, no século 19. Este foi o décimo mês consecutivo de recordes de calor.
Segundo Samantha Burgess, vice-diretora do Serviço Climático Copernicus (C3S), é crucial reduzir as emissões de gases do efeito estufa para combater esse aumento de temperatura. Ela ressaltou a necessidade de uma redução rápida nas emissões para reverter essa tendência preocupante.
Os cientistas do C3S apontaram as emissões de gases de efeito estufa como a principal causa do calor acima da média, embora reconheçam que o fenômeno El Niño também teve um papel significativo nos últimos meses. No entanto, o diretor do C3S, Carlo Buontempo, enfatizou que, embora o El Niño possa influenciar a temperatura global, os principais responsáveis pelo aumento contínuo de temperatura são os gases de efeito estufa.