#ComigoPorAí | Interino

Interino: A colunista titular retorna na próxima edição
Santiago
Santiago é uma cidade vibrante que reflete uma rica tapeçaria histórica: do centro colonial com sua arquitetura austera e calçamentos tradicionais, à moderna skyline de edifícios comerciais e bairros contemporâneos. Essa convivência entre passado e presente dá à cidade uma identidade única, equilibrando tradição e inovação.
Interina: Renira Turati Ost
Na semana passada, eu e meu filho Getúlio “sequestramos” meus netos, Bruno e Anita, para uma viagem sem os pais, com destino ao Chile. Ela queria conhecer a neve, e a vó quis realizar o sonho — com a “permission” da Josy e do Caetano. Gracias papais pela linda semana proporcionada!
A Sheila, impossibilitada de escrever a coluna nesta edição, emprestou o espaço para que eu relatasse essa experiência e, assim, abre a oportunidade para que você também compartilhe a sua experiência turística aqui no Comigo por Aí.
Santiago é um exemplo vivo de urbanismo humanizado, onde o progresso não substitui a história e o verde, mas dialoga com eles em favor de uma cidade mais funcional, sustentável e pensada para as pessoas. Sedia também, entre tantos atrativos, o Sky Costaneira, o prédio mais alto da América Latina que lhe dá uma visão completa da capital.
A capital do Chile combina planejamento moderno — com calçadas largas, estacionamentos subterrâneos e parques amplos — a uma atmosfera acolhedora e cosmopolita. E tem mais: a capital está estrategicamente posicionada bem próxima das principais estações de esqui da Cordilheira dos Andes — uma combinação perfeita entre urbanidade moderna e acesso à natureza.
O Valle Nevado, por exemplo, fica a apenas 46 km a leste de Santiago e é o maior centro de esportes de inverno do hemisfério sul, com infraestrutura completa: hotéis, restaurantes, aluguel de equipamentos, escola de esqui, spa, teleféricos e mais de 34 pistas para todos os níveis. Além dele, há opções ideais para iniciantes ou diversão em família (El Colorado/Farellones), destinos exclusivos e históricos (Portillo) e alternativas mais econômicas (Lagunillas).
Ou seja: Santiago é uma cidade que equilibra perfeitamente urbanidade, respeito à natureza e lazer de montanha. E antes que me despeça, há de se destacar a comida, muito parecida com a nossa, tão gostosa quanto.
A prioridade são as pessoas nas ruas de Santiago. _ Calçadas largas, estacionamentos subterrâneos, nada de carros estacionados nas ruas. _ Inúmeros parques, estátuas e monumentos espalhados pela cidade. Em cada pedaço uma inspiração e no alcance dos seus olhos a cordilheira branquinha contornando a bela capital. _ Se a neve te levou para o Chile, não se engane, a capital vai ganhar teu coração.