No dia 21 de maio, comemoramos o Dia Mundial da Meditação, prática milenar de autoconhecimento.
Para nós ocidentais, a palavra ‘meditar’, geralmente, está relacionada ao ato de refletir sobre algo, enquanto no oriente, esta prática implica em voltar-se para si e procurar descobrir, no centro do seu ‘eu’, o porquê de muitas ações, sentimentos, atitudes e palavras, quando desejamos alimentar emoções distintas das que adotamos no cotidiano.
A meditação basicamente é esvaziar a mente de qualquer pensamento, sentindo-vivendo o momento presente. Parece simples, mas só quem já tentou sabe o quanto é difícil. Muito tenho escutado que “seria ótimo se eu conseguisse mas não é para mim, não consigo”, e mais uma vez digo que realmente não é fácil, leva tempo até aprendermos a silenciar, observar com isenção de julgamento e incorporar a prática diariamente.
Os benefícios são muitos, inclusive a OMS recomenda a meditação porque melhora sintomas de ansiedade e reduz o estresse, possibilita a escolha dos pensamentos, melhora a atenção sem dispersar, melhora a saúde física em geral incluindo a qualidade do sono, diminui sintomas depressivos, propicia o relaxamento, potencializa o autoconhecimento e autoestima e amplia as emoções positvias…
Ao contrário do que muita gente pensa, a meditação não é só para os adultos que buscam o autoconhecimento e melhora na qualidade de vida. Essa prática milenar é para todos, incluindo as crianças, pois auxilia a desenvolver habilidades como empatia, capacidade de ouvir, clareza de pensamentos.
É possível em casa, quando da sua prática convidar as crianças a participar da sua meditação, pelo tempo que a elas ficar confortável. Algumas escolas já utilizam a prática antes de uma atividade avaliativa, no início e término da aula, entrada de recreio, proporcionando mais atenção e tranquilidade.
As crianças costumam ter mais facilidade para meditar do que os adultos, embora para elas as meditações sejam menos profundas e mais curtas, podendo ser meditação guiada, atenção a respiração, meditação ativa, proporcionando momentos divertidos e cativantes despertando esta habilidade desde cedo.
Meditação é consciência e presença; é perceber que o que buscamos lá no futuro já está em nós. Consciência e presença! Cada um é único e essencial pelo que é a cada instante e é possível através da meditação viver de forma mais autêntica, amorosa e verdadeira!
“As crianças costumam ter mais facilidade para meditar do que os adultos”