#NolimarPerondi | Futuro

Futuro
A administração de Encantado deu passo rumo ao futuro, solidificando uma base de inovação aos alunos do município que poderão usufruir de um espaço onde se respira conhecimento. Foi inaugurado na semana passada o Encanta Hub no antigo prédio da Univates, bairro São José. O espaço total do prédio é de 3 mil metros quadrados e, nesse primeiro momento, foram reformados 450 m². A expectativa inicial é atender 120 alunos no turno inverso, além de atividades de formação de professores.
Inovação
No espaço do Encanta Hub se pretende instalar o que chamam de “Cultura Maker”, incentivando o aprendizado prático onde as pessoas se tornam mais proativas na inovação. Para tanto, terá à disposição um laboratório maker onde os alunos poderão compartilhar o conhecimento teórico e prático. A metodologia é “aprender fazendo”, usando as ferramentas e equipamentos para a criação de objetos físicos, como, por exemplo, robôs, e digitais, superando desafios reais e apontando soluções na vida cotidiana.
Profissão
Tenho a máxima certeza de que este ambiente inaugurado em Encantado, cidade com pouco mais de 23 mil habitantes, vai produzir superação no ambiente escolar e, por extensão, à comunidade. Outra certeza é que a ideia, o local, os exemplos e a curiosidade contribuirão para formar profissionais de áreas que ainda não existem. Parece meio doida essa afirmação, porém retrata as mudanças que o mundo está experimentando com o desenvolvimento da Inteligência Artificial. Então, aqui, nesse pequeno município, está sendo oferecida, no ambiente escolar, a utopia tangível, palpável, diferente do que o termo etimologicamente significa, que é “não lugar”, que não existe. Através do impulsionamento destes espaços de inovação deveremos ver surgir talentos livres e críticos que poderão transformar a nossa sociedade com princípios de igualdade econômica, social e de justiça.
Emoção
A secretária de Educação, Stéfanie Casagrande, quando falava na inauguração do Encanta Hub, disse que estava muito emocionada por tudo que pode representar na vida dos alunos e da própria cidade aquele espaço de inovação. Estive presente na inauguração, numa tarde que chovia torrencialmente, por acreditar na educação que inova e transforma. O prefeito Jonas Calvi também demonstrou sua satisfação ao concluir o primeiro espaço do prédio que abriga o projeto de inovação; serão necessários mais R$ 5 milhões para a conclusão do restante.
Cara
Acredito que o prefeito Jonas Calvi vai conseguir esses recursos para a conclusão do prédio onde está o Encanta Hub. Isso não é gasto, é investimento. Como disse Leonel Brizola, durante um debate entre candidatos à presidência em 1994, respondendo ao Fernando Henrique Cardoso, que afirmava que escolas de tempo integral eram caras demais: “…Cara mesmo é a ignorância”.
Rodar
Está gerando debates com muitas críticas uma portaria publicada pela Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul que prevê que estudantes possam reprovar em até 4 disciplinas e, mesmo assim, serem aprovados em 2025, valendo também para 2026. O governo chama de Progressão Parcial, que, na prática, possibilita ao aluno seguir mesmo com essa dependência, que deverá ser atendida no ano seguinte. Em síntese, funciona desta maneira: um aluno pode reprovar em até quatro matérias em no máximo duas áreas do conhecimento. Por exemplo, o aluno pode rodar em português, literatura, física e química; por ser duas áreas, não vai rodar.
Avaliação
A Secretaria de Educação do Estado afirma que esta medida tem o objetivo de “evitar o abandono escolar e reduzir os impactos do insucesso acadêmico na vida dos estudantes”. Já os críticos dizem que trata apenas de “maquiar índices educacionais”. Na minha visão, toda reprovação é um fracasso para o aluno, professor, orientador pedagógico, direção e escola. Penso que a “culpa” não é somente do aluno; é preciso analisar o contexto.
Política
E é óbvio que esta portaria será um prato cheio nas eleições do ano que vem. Estamos numa época em que se enxerga um futuro promissor, inclusivo, justo e de pensamento livre e crítico através de exemplos como esse aqui de Encantado, o Encanta Hub; porém, tem aqueles que só falam em disciplina, hino nacional, formação de filas, marchar, os defensores das escolas cívico-militar. A impressão é que são saudosistas das matérias de OSPB e Educação Moral e Cívica.
Frente
Não vejo problemas no caso de um aluno ficar pendente em algumas matérias e, mesmo assim, ir para o ano seguinte podendo se recuperar. E outra, é preciso reconhecer habilidades próprias, talentos naturais e incentivá-los; não será o fim do mundo se um aluno não for bom em matemática, física e química. Quem sabe suas habilidades são mais voltadas para a área de humanas. Tem uma frase frequentemente atribuída a Albert Einstein que ilustra muito bem o quanto é inadequado julgar alguém por um padrão: “Se julgar um peixe pela capacidade de subir em árvores, ele passará a vida inteira acreditando ser estúpido”.
Realidade
Thomas Edison nasceu em 1847, nos Estados Unidos. Com sete anos de idade, foi expulso da escola. A direção da escola enviou uma carta para a sua mãe afirmando que ele “era incapaz de aprender” e que era “disperso e confuso”. Sua mãe, Nanci Edison, que era professora, não lhe contou a verdade, dizendo a ele “que era um gênio e que a escola não era adequada para educá-lo”. Thomas Edison foi um grande cientista; inventou a lâmpada incandescente, o fonógrafo, a câmera cinematográfica, a bateria recarregável, entre outros feitos.
Roca Sales
Está pronta a nova sede da Secretaria da Saúde de Roca Sales. Fica ao lado do hospital e funciona no local o setor administrativo, autorização de exames, marcação de consultas, setor da vigilância sanitária e setor de endemias. Marino Deves é o secretário de Saúde.
Federal
A região do Vale do Taquari foi visitada nesta semana, bem cedinho, pela Polícia Federal. Estiveram em Lajeado, Encantado e Muçum. O alvo das investigações era o ex-prefeito de Lajeado e atual secretário do Desenvolvimento Urbano do Estado, Marcelo Caumo. Segundo a PF, no decorrer do inquérito foi possível verificar irregularidades no procedimento de contratação de empresa para prestação de serviços terceirizados de psicólogo, assistente social, educador social, auxiliar administrativo e motorista. O fato teria ocorrido quando Caumo era prefeito de Lajeado e os recursos vieram do Fundo Nacional de Assistência Social. Durante as buscas, a Polícia Federal apreendeu mais de R$ 400 mil em dinheiro em um endereço ligado ao ex-prefeito. Em Encantado e Muçum, a PF cumpriu mandados em uma empresa de terceirização de mão de obra para prefeituras, entre tantas, a de Lajeado. Na tarde desta quinta-feira, Marcelo Caumo pediu a exoneração do cargo de secretário estadual.
Frase
“Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.” — Sócrates






