Coluna do Perondi

#NolimarPerondi | A possibilidade de que se use a medalha com o viés político partidário é grande

Câmara

A sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Encantado foi bem diferente da semana passada. Tudo tranquilo, sem conflitos e um ensurdecedor silêncio sobre algumas acusações ocorridas na semana passada.

Honrarias

Depois de intensa discussão e 14 emendas o projeto que estabelece critérios para concessão de horarias foi aprovado na sessão desta semana na Câmara de Vereadores de Encantado. O projeto tem autoria do vereador Diego Pretto. Das 14 emendas somente três foram aprovadas, as demais foram reprovadas por maioria de votos. Uma das emendas aprovadas, de autoria do vereador Valdecir Gonzatti, cria a Medalha do Cristo Protetor.

Medalha

A informação do vereador Valdecir Gonzatti é de que a Mesa Diretora da Câmara deva aprovar um decreto de como será esta medalha e provavelmente poderá abrir um concurso para a criação da arte. Esta medalha será entregue como homenagem, segundo a emenda aprovada, para personalidades “de grande renome nacional e internacional”.

Relevante

Acho importante a Câmara de Vereadores de Encantado ter uma medalha, que no caso será chamada de Cristo Protetor, para homenagear personalidades que certamente divulgará nossa cidade e seu principal símbolo turístico por onde andar. O meu receio é que se banalizem as indicações no campo político.

Exemplo

A possibilidade de que se use a medalha com o viés político partidário é grande, pois estamos falando de políticos que terão a incumbência da indicação. Prova disso é de que o proponente do projeto de honrarias, Diego Pretto, mencionou a possibilidade de moção de aplausos para o senador Luis Carlos Heinze por ele ter aprovado o repasse de R$ 700 mil ao hospital Santa Terezinha. Nesse caso específico acredito ser dispensável qualquer tipo de moção em prol deste político por uma razão muito simples, somente fez o seu trabalho. Diferente seria se um determinado político, a partir de seu trabalho, desenvolvesse ações que mudaria a vida das pessoas, isso sim seria um feito.

Política

Está tramitando também na Câmara de Vereadores de Encantado uma resolução da Mesa Diretora para realizar reuniões da Câmara nas comunidades. E não se trata das sessões itinerantes que tem sua finalidade de realizar sessões ordinárias nas comunidades do município. A proposta causou reações diferentes entre os vereadores, alguns apoiando e outros achando que seria mais uma ação de ‘chover no molhado’. Penso que os vereadores são representantes naturais dos encantadenses e por terem esse compromisso devem ouvir os pleitos, mas daí a aprovar formalmente uma reunião sem a obrigatoriedade de que todos os vereadores participem, tratando como se fosse apenas uma conversa informal com a comunidade pode desgastar mais do que contribuir, sem contar a possibilidade de estarem buscando promoção pessoal antes mesmo da campanha eleitoral.

Trabalho

Se a Câmara de Vereadores conseguir aplicar bem suas incumbências de fiscalizar, votar projetos e propondo ideias em prol da coletividade já estariam fazendo bem o seu trabalho de legislador. Não consigo imaginar que reuniões oficiais nas comunidades possam melhorar a vida desses moradores, até porque o poder que executa serviços públicos é outro, de resto me parece campanha eleitoral.

Falácia

O prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, em entrevista à Rádio Independente de Lajeado no início deste mês aonde afirmou que a situação da cooperativa Dália preocupa: “Assim como a cooperativa Languirú a Dália enfrenta desafios financeiros e necessita de auxílio dos municípios, do estado e de entidades para superar a crise”. O prefeito Bruxel falou sem conhecimento quando iguala situações das duas cooperativas. No Caso da Languirú a questão é também da conjuntura, mas muito mais de gestão e falta de transparência. Muito diferente da Dália que enfrenta uma crise do setor causada pelos altos custos dos insumos, principalmente milho e soja que atinge todas as indústrias que trabalham com cernes, em especial suíno e frango.

Crise

Conheço do assunto porque há mais de 20 anos faço os programas de rádio da cooperativa Dália. Entrevisto semanalmente os presidentes, do Conselho Gilberto Picinini e Executivo Carlos Alberto Freitas, e nos últimos meses conversamos sobre a crise do setor das carnes de frango e suíno que já dura mais de dois anos, porém a Dália é organizada em sua gestão ao ponto de superar crises. Outro ponto fundamental na gestão da Dália é a transparência com seus associados, tudo é informado para não deixar dúvidas.

Nota

Dois dias depois da entrevista o prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, fez circular uma nota de esclarecimento dizendo que sua intenção “não foi causar preocupação aos agricultores e à direção, mas sim alertar que estavam atentos com a situação e reafirmar a parceria com a cooperativa”. Na verdade, não explicou muita coisa, o que ficou claro é que o prefeito Bruxel falou de um assunto que notoriamente não domina e como prefeito de uma cidade que tem significativo número de produtores que trabalham com suínos e aves e na área urbana milhares de trabalhadores em agroindústrias deveria conhecer mais.

Aniversário

A Dália Alimentos completou ontem, dia 15, 76 anos de existência. Uma cooperativa atuante e exemplar que demostra maturidade na sua gestão. Inovadora, olhando sempre para o futuro, porém com os pés firmes no chão. Capaz de atravessar cenários críticos da economia como esse e continuar crescendo. A Dália está de parabéns.

Sicredi

O Sicredi Região dos Vales realizou um encontro com os Coordenadores de núcleos e conselheiros no sábado, dia 10, em sua sede aqui em Encantado. Cerca de 500 pessoas acompanhou uma palestra com o frei Jaime Bottega que abordou a importância da gratidão como significado de vida feliz. Depois os participantes foram prestigiar a feira no Parque João Batista Marchese e salão gastronômico da Suinofest. É o Sicredi com sua marca de apoio aos eventos da região.

Suinofest

Neste final de semana encerra a Suinofest. Neste novo formato são três finais de semana e ao que parece está dando certo. Nos dois primeiros o público compareceu. Para quem ainda não foi tem mais dois dias, Sábado ao meio dia e a noite e domingo ao meio dia.

Frase

“Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida.” – Sêneca

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!