Coluna do Perondi

#NolimarPerondi | Nova data para conclusão da ERS-130; Composição do governo de Jonas Calvi; Campanha para a presidência do legislativo

Ponte
Na quinta-feira passada, depois que entreguei a coluna, foi noticiado pelo secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella, e pelo próprio presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias, Luis Fernando Vanacor, que a empresa Engedal, responsável pela construção da nova ponte da ERS-130, entre Arroio do Meio e Lajeado, não entregaria a obra nos prazos previstos, ou seja, no dia 25 de dezembro deste ano. A nova data anunciada é 29 de março do ano que vem.

Surpresa
Nenhuma surpresa sobre a prorrogação dos prazos, pois o Vale foi alertado de que isso não aconteceria pelo empresário da área de construção, Roberto Luchese, de Lajeado. Surpresos estamos pela ineficiência da secretaria comandada por Juvir Costella, que foi enfático, junto com prefeitos e representantes de associações do Vale, e na presença do vice-governador, Gabriel Souza, em reafirmar que a ponte da ERS-130 estaria concluída até o final de dezembro. Depois disso, iniciariam os trabalhos de asfaltamento da ERS-129, ligando Roca Sales a Colinas.

Comprovado
Ficou cabalmente comprovado que Juvir Costella, se não mentiu, demonstrou total falta de competência para liderar uma secretaria de um estado tão importante da federação. Não acumula conhecimento nem comprometimento para estar à frente de uma secretaria de Estado representando o MDB. Aliás, compromete a seriedade do governo Leite e atrapalha possíveis pretensões de seu partido em se posicionar com uma candidatura ao governo nas eleições de 2026.

Vergonhoso
Foram publicadas na imprensa regional entrevistas e conversas quando o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e o presidente da EGR, Luis Vanacor, estiveram nas obras da nova ponte que ligará Arroio do Meio a Lajeado. Numa dessas conversas, gravadas em vídeo, o empresário de Lajeado, Roberto Luchese, disse a Costella: “Por favor, não mintam mais para o Vale”. Pior do que admitir que estavam redondamente enganados com os prazos de conclusão da ponte foram as desculpas dadas: “Falta de mão de obra, que não havia gaúchos trabalhando na obra”. Em vez de fiscalizar e cobrar da empresa Engedal que o cronograma contratual fosse cumprido, preferiram atuar na defesa da empresa.

Responsabilizar
Tenho a impressão de que fica insustentável a permanência do atual presidente da EGR, Luis Fernando Vanacor, e do próprio Juvir Costella na Secretaria de Logística e Transportes pelo conjunto da obra: falta de fiscalização de uma obra que é urgente para o Vale do Taquari, falta de transparência e por ludibriar a população do Vale e até o vice-governador, bem como o próprio governador, a quem se garantiu que “antes do Natal entregaria a ponte pronta”.

Atual
Dificilmente se cumprirão os novos prazos para a conclusão da nova ponte da ERS-130, anunciados para 29 de março de 2024. Das 24 vigas, somente seis foram concretadas até esta semana. Foi informado que a empresa que executa a obra tem apenas uma forma para esse fim. Para concretar um pilar, até desenformar, leva-se, em média, três dias. Considerando que trabalhem todos os dias, sem parar nas festas de final de ano, levariam quase dois meses para esta etapa. Há ainda o tempo de cura desse concreto, que é de 28 dias. Na sequência, vêm as lajes, que somam 86 no total. Depois, há as cabeceiras e o asfaltamento.

 

Secretários
Existe uma expectativa para saber como será composto o novo governo do prefeito reeleito de Encantado, Jonas Calvi. Até o momento, o que foi informado é que nenhum vereador eleito será secretário.

Expectativa
Corre nos bastidores que o prefeito Jonas Calvi deverá promover uma minirreforma administrativa, mantendo o atual número de secretarias. Um dos exemplos seria unir a Secretaria de Obras e Agricultura, ficando a pasta com o vice-prefeito, Agostinho Orsolim. Também se comenta que a Secretaria de Turismo poderá ser unida à de Cultura e Esportes. Outra modificação importante seria juntar as áreas de Desenvolvimento e Projetos.

Nomes
Até agora, não foram definidos nomes para compor o novo governo de Jonas Calvi e Agostinho Orsolim. Reuniões estão ocorrendo semanalmente, porém não se falou em nomes até o momento. O MDB, partido do vice-prefeito, ainda não sabe qual será sua participação em número de secretarias. Tanto é que alguns partidários não concordam que o vice, Orsolim, assuma a Secretaria de Obras e Agricultura, caso se confirme a união dessas pastas. O motivo é que isso diminuiria o espaço de outros quadros do partido. Dado como certo, segundo fontes importantes, é que devem permanecer nos seus cargos no ano que vem: Karoline Crippa, na Secretaria de Saúde; Klaus Werner Schnack, na Secretaria de Gestão Financeira; e Stéfanie Casagrande, que poderá continuar na Secretaria de Educação ou mesmo assumir uma secretaria de Gestão, caso se confirme a nova reestruturação administrativa.

Câmara
O primeiro ano da nova composição da Câmara de Vereadores de Encantado já tem um pretendente para ser presidente da Mesa Diretora. A primeira sessão será conduzida pelo vereador mais votado, que, no caso, será Daniel Passaia, do União Brasil. Depois da posse dos novos vereadores, será feita a votação da nova Mesa Diretora. Conforme informações de bastidores, Valdecir Gonzatti, do PSDB, está em campanha para ser presidente da Câmara de Vereadores de Encantado no primeiro ano.

Delegacia
Foi inaugurada ontem, quinta-feira, a nova delegacia de Polícia Civil de Roca Sales, com a presença do chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Fernando Sodré de Oliveira. O delegado Alex Assmann, de Roca Sales, junto com sua equipe, terá agora um local adequado para trabalhar. O imóvel fica no Bairro 21 de Abril, área que não sofre com inundações.

Inquérito
O delegado Alex Assmann concluiu, na semana passada, o inquérito sobre a agressão a uma criança de 3 anos por uma monitora de uma creche da prefeitura de Roca Sales. A monitora foi indiciada por “maus tratos majorado”. O inquérito foi enviado à promotoria de Encantado e também à Promotoria de Justiça Regional de Santa Cruz do Sul, que trata de fatos ocorridos em escolas.

Podcast
No décimo podcast Perondi Sem Roteiro desta semana, entrevistei por mais de uma hora o médico urologista Fernando Gogel. O especialista falou sobre a saúde do homem, em especial doenças da próstata e disfunção erétil. Quer assistir? Vá lá nas redes sociais do jornal Força do Vale e no YouTube.

Frase
“Jamais diga uma mentira que não possa provar.”
– Millôr Fernandes

Publicidade

Deixe uma resposta

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fale conosco!