#NolimarPerondi | Nova data para conclusão da ERS-130; Composição do governo de Jonas Calvi; Campanha para a presidência do legislativo

Ponte
Na quinta-feira passada, depois que entreguei a coluna, foi noticiado pelo secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella, e pelo próprio presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias, Luis Fernando Vanacor, que a empresa Engedal, responsável pela construção da nova ponte da ERS-130, entre Arroio do Meio e Lajeado, não entregaria a obra nos prazos previstos, ou seja, no dia 25 de dezembro deste ano. A nova data anunciada é 29 de março do ano que vem.
Surpresa
Nenhuma surpresa sobre a prorrogação dos prazos, pois o Vale foi alertado de que isso não aconteceria pelo empresário da área de construção, Roberto Luchese, de Lajeado. Surpresos estamos pela ineficiência da secretaria comandada por Juvir Costella, que foi enfático, junto com prefeitos e representantes de associações do Vale, e na presença do vice-governador, Gabriel Souza, em reafirmar que a ponte da ERS-130 estaria concluída até o final de dezembro. Depois disso, iniciariam os trabalhos de asfaltamento da ERS-129, ligando Roca Sales a Colinas.
Comprovado
Ficou cabalmente comprovado que Juvir Costella, se não mentiu, demonstrou total falta de competência para liderar uma secretaria de um estado tão importante da federação. Não acumula conhecimento nem comprometimento para estar à frente de uma secretaria de Estado representando o MDB. Aliás, compromete a seriedade do governo Leite e atrapalha possíveis pretensões de seu partido em se posicionar com uma candidatura ao governo nas eleições de 2026.
Vergonhoso
Foram publicadas na imprensa regional entrevistas e conversas quando o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e o presidente da EGR, Luis Vanacor, estiveram nas obras da nova ponte que ligará Arroio do Meio a Lajeado. Numa dessas conversas, gravadas em vídeo, o empresário de Lajeado, Roberto Luchese, disse a Costella: “Por favor, não mintam mais para o Vale”. Pior do que admitir que estavam redondamente enganados com os prazos de conclusão da ponte foram as desculpas dadas: “Falta de mão de obra, que não havia gaúchos trabalhando na obra”. Em vez de fiscalizar e cobrar da empresa Engedal que o cronograma contratual fosse cumprido, preferiram atuar na defesa da empresa.
Responsabilizar
Tenho a impressão de que fica insustentável a permanência do atual presidente da EGR, Luis Fernando Vanacor, e do próprio Juvir Costella na Secretaria de Logística e Transportes pelo conjunto da obra: falta de fiscalização de uma obra que é urgente para o Vale do Taquari, falta de transparência e por ludibriar a população do Vale e até o vice-governador, bem como o próprio governador, a quem se garantiu que “antes do Natal entregaria a ponte pronta”.
Atual
Dificilmente se cumprirão os novos prazos para a conclusão da nova ponte da ERS-130, anunciados para 29 de março de 2024. Das 24 vigas, somente seis foram concretadas até esta semana. Foi informado que a empresa que executa a obra tem apenas uma forma para esse fim. Para concretar um pilar, até desenformar, leva-se, em média, três dias. Considerando que trabalhem todos os dias, sem parar nas festas de final de ano, levariam quase dois meses para esta etapa. Há ainda o tempo de cura desse concreto, que é de 28 dias. Na sequência, vêm as lajes, que somam 86 no total. Depois, há as cabeceiras e o asfaltamento.