#NolimarPerondi | Tudo ficou sem votar porque um vereador não estava presente
Sessão
A Câmara de Vereadores de Encantado se reuniu em sessão ordinária na segunda-feira, 13, como de costume. Uma sessão onde pouco ou nada aconteceu. Motivo: Ausência do vereador Marino Deves, que segundo o presidente Sander Bertozzi, problemas de saúde.
Explicação
O líder do governo, Joel Botoni, solicitou a votação de alguns créditos especiais e suplementares e o presidente assim se pronunciou:
“Nós temos o vereador Marino que por motivos de saúde não está na sessão hoje e nós vamos ter sessão quinta-feira, daqui a dois ou três dias, então o que eu pediria ao líder do governo, foi bom que o senhor destacou os projetos e se algum colega tiver alguma dúvida, pedi o bom senso, respeitar o problema de saúde do Marini que ele é um vereador, não que os outros não fazem isso, mas ele é um vereador que debruça bastante nos projetos, faz a leitura, e hoje não pôde estar por motivos de saúde, se nós pudéssemos deixar esses projetos para votar na quinta-feira, para que se amadureça alguma dúvida, se alguém ainda tem e na quinta-feira nós votamos todos esses projetos e na sexta-feira já vai para o executivo e vira lei, pode ser? Respeitar a ausência de saúde do vereador Marino”.
Na sequência o vereador Joel indagou: “Então não votamos nada ou votamos os créditos suplementares?”. O presidente Sander respondeu: “Principalmente os créditos suplementares, então a gente vota tudo quinta-feira e agente vai ter a presença do vereador Marino”.
Referência
Com toda a certeza o vereador Marino Deves é competente no seu trabalho de legislador por conta de sua dedicação e conhecimento, concordo. Mas daí a deixar de votar projetos
porque o vereador Marino não estava na sessão é quase um atestado de dependência. O presidente Sander querendo ser agregador e companheiro chegou a dizer que o vereador Marino Deves “se debruça bastante nos projetos, ele faz a leitura” deixa em suspensão o que deveria ser uma norma e uma exigência do trabalho de todos. Mesmo dizendo “que os outros não fazem isso”, ficou estranho.
Votar
O papel mais importante de um vereador é votar projetos e o mínimo que se espera é que o vereador tenha conhecimento necessário para desempenhar seu trabalho. Havia na pauta da sessão de segunda-feira na Câmara de Vereadores de Encantado projetos envolvendo valores de emendas parlamentares que serão usados na pavimentação, verbas para assistência social e também recursos para compra de uma retroescavadeira. Tudo ficou sem votar porque um vereador não estava presente. Também acredito que protelar a votação por dois dias não trava o trabalho do executivo, mas o fato em si me pareceu um excesso de zelo.
Reunião
A executiva do PDT de Encantado se reuniu na quarta-feira desta semana com o conselho de ética do partido para analisar os últimos acontecimentos envolvendo o seu vereador, Roberto Salton, e o suplente Edgar Bizarro na primeira sessão ordinária do ano.
Ocorre que o vereador Salton havia solicitado afasta- mento por motivo de saúde e a Câ- mara informou ao suplente para assumir a vaga. Bizarro assumiu achando que ficaria por 15 dias, como foi informado pela secretaria da Câmara. Minutos antes de iniciar a sessão o vereador Salton apareceu dizendo que reassumiria sua cadeira e que teria pedido 10 dias de licença e não 15. Por conta disso ocorreu uma discussão envolvendo a secretária da Câmara com ameaças de recorrer à justiça para reintegração davaga. Edgar Bizarro desistiu de assumir para não causar maiores discussões. Restou público o fato e o constrangimento do suplente.
Decisão
Nessa reunião, segundo o presidente do PDT, Edegar Bizarro, ficou decidido que haverá a ‘juntada’ de documentos e será agendada uma reunião com o conselho de ética do partido onde a executiva pedirá a abertura de processo de expulsão do vereador Roberto Salton do PDT.
Expulsão
Sim, é possível um partido expulsar o vereador que foi eleito por sua agremiação por desobedecer orientações. Conforme a constituição o estatuto do partido deve estabelecer “normas de disciplina e fidelidade partidária”. Sobre este contexto o vereador deve seguir as orientações programáticas do partido pelo qual foi eleito. Não, mesmo sendo expulso o vereador não perde o mandato.
Só perderia por infidelidade partidária e desobediência não caracteriza infidelidade.
Panos
Como já era de se esperar os famosos ‘panos quentes’ foram usados na Câmara de Vereadores de Encantado. A Mesa Diretora sequer se pronunciou sobre a discussão da secretária da Câmara e o vereador Roberto Salton. Afinal de contas, foram 10 ou 15 dias de licença saúde solicitadas pelo vereador pedetista?
Asfalto
Diversas ruas de Encantado estão sendo asfaltadas. Os valores para este serviço são oriundos de empréstimo da administração com aprovação da Câmara de Vereadores. Encantado fica mais bonito e melhora a mobilidade.
Inflação
Uma discussão entre o governo federal, leia-se presidente Lula, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fica acirrada e depois acalma, isso tudo por conta do valor da Selic que está em 13,75% ao ano. Essa é a maior taxa de juros do mundo. A manutenção desta taxa impe de o crescimento da economia e isso é fato. Já o presidente do Banco Central afirma que é necessário para conter a inflação.
Aceitamos
As metas inflacionárias parecem definidas por quem sabe que não serão cumpridas e isso acaba ‘autorizando’ o Banco Central a aumentar a taxa Selic. É importante que se explique porque a Selic está neste patamar. De uma coisa é mais do que certa a inflação sobre demanda definitivamente não é. Caso a população estivesse consumindo se justificaria a elevação das taxas de juros para conter a inflação, mas como se comprova diariamente a imensa maioria da população está sem dinheiro para comprar alimentos para alimentar a família, o que dirá para adquirir bens. É preciso quebrar certos paradigmas e questionar. O banco Central tem autonomia, não é independente.
Carnaval
Que possamos ter um período de carnaval com muita alegria, música e tranquilidade. Se você for festejar o carnaval tome o mínimo de cuidado, principalmente com acidentes. Bebida e volante não combinam. Divirtam-se.
Frase
“A alegria evita mil males e prolonga a vida”.
– William Shakespeare