Receitaria da Jacque

Sabores do inverno | Refeições perfeitas para reunir família e amigos

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

No inverno, a gastronomia ganha um toque especial, trazendo à mesa pratos e bebidas que aquecem o corpo e a alma. É uma estação que convida ao conforto, com refeições mais robustas e sabores intensos.

Entre as delícias que se destacam estão as massas, verdadeiras estrelas das refeições invernais. Fettuccine com molho Alfredo, espaguete à bolonhesa e lasanhas fumegantes são apenas alguns exemplos. Esses pratos, além de serem extremamente saborosos, proporcionam uma sensação de conforto, ideal para os dias mais frios. As massas são versáteis e permitem uma infinidade de combinações de ingredientes e molhos, agradando aos mais diversos paladares.

As sopas, por sua vez, são praticamente sinônimos de inverno. Cremosas ou caldos leves, elas são reconfortantes e nutritivas. Entre as favoritas, estão a sopa de capelete, a de abóbora com gengibre, o caldo verde e a sopa de lentilhas. Preparadas com legumes, carnes, grãos e especiarias, as sopas são uma forma deliciosa de se manter aquecido e nutrido durante a estação mais fria do ano.

O fondue é um prato que também ganha destaque no inverno, sendo uma excelente opção para encontros com familiares e amigos. Originário da Suíça, o fondue pode ser de queijo, carne ou chocolate.

Outro ícone do inverno, especialmente no sul do Brasil, é o pinhão. Semente da araucária, o pinhão é consumido cozido ou assado, e pode ser utilizado em diversas receitas, como farofas, sopas e até mesmo em risotos. Rico em nutrientes, ele é uma excelente escolha para as refeições invernais.

O vinho, especialmente o tinto, é uma bebida que harmoniza perfeitamente com os pratos de inverno. Além de seu sabor encorpado, o vinho tinto é ideal para ser apreciado em noites frias, acompanhado de uma boa refeição ou mesmo de uma lareira acesa.

O chimarrão é uma tradição que aquece os corações, principalmente no Sul do Brasil. Feito com erva-mate e água quente, o chimarrão é uma bebida compartilhada entre amigos e familiares, simbolizando hospitalidade e união.

Vá para a cozinha!

Preparar um prato especial não precisa ter motivo. Todo dia é dia de fazer algo novo e de demonstrar carinho por quem a gente ama. Sabemos que uma maneira ótima de fazer isso é cozinhando para alguém, não é mesmo? Preparar novos pratos é também uma forma de exercitar o cérebro, além de estimular a memória e a criatividade! Aproveite para reunir a família, demonstrando carinho de uma forma super saborosa!

Um clássico invernal: Polenta com ragu

Uma polenta cremosa, quentinha, ganha a companhia de um bom ragu com carne desfiada e muito tempero. Combinação perfeita para harmonizar com um vinho tinto e ser feliz no frio.

Ingredientes

Polenta

9 xícaras de chá de caldo de galinha

1 colher de sopa de sal

5 colheres de sopa de leite integral

2 xícaras de chá de fubá ou sêmola de milho

Ragu

3 colheres de sopa de azeite

4 dentes de alho picado

1 cebola grande ralada

1 cenoura média ralada

1 quilo de fraldinha sem gordura

1 colher de sopa de sal

Pimenta a gosto

4 colheres de sopa de extrato de tomate

1 1/2 litro de água

1/2 xícara de chá de salsinha picada

Modo de Preparo

Polenta

Numa panela grande, aqueça o caldo de galinha em fogo médio. Quando ferver, acrescente o sal e o leite. Abaixe o fogo.

Acrescente o fubá (ou sêmola de milho) aos poucos. Com uma colher de pau ou um batedor, vá mexendo sem parar e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos.

A polenta estará pronta quando se desprender das paredes e do fundo da panela. Desligue o fogo e reserve.

Ragu

Aqueça uma panela no fogo alto por dois minutos e coloque o azeite. Adicione o alho, a cebola e a cenoura ralada. Tempere a carne com sal e pimenta, coloque na panela e deixe dourar.

Junte o extrato de tomate e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Acrescente um litro e meio de água e deixe cozinhar por 45 minutos em fogo médio até que a carne fique bem macia e desmanchando.

Desfie a carne para que vire um ragu. Coloque o molho sobre a polenta, salpique um pouco de salsinha ou monte porções individuais num prato fundo.

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!