Distanciamento Controlado: Encantado fica na bandeira laranja
O mapa preliminar do Distanciamento Controlado foi divulgado nesta sexta-feira, 14, pelo Governo do Estado. A partir desta semana começa a valer a gestão compartilhada entre Estado e Municípios, que permite a adoção de protocolos alternativos.
No mapa preliminar divulgado pelo Governo do Estado somente cinco das 21 regiões do estado não foram classificadas em Bandeira Vermelha: Lajeado, Santa Maria, Bagé, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul são as únicas que estão na Bandeira Laranja.
O fim de semana, porém, como vem ocorrendo em outras rodadas, pode derrubar várias dessas bandeiras vermelhas, passando-as para a cor laranja. Ainda mais que, a partir desta semana, Estado e municípios passam a ter uma “gestão compartilhada” sobre o regime das bandeiras, permitindo a adoção de protocolos alternativos, com menores restrições para as atividades econômicas.
As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira, 17.
REGIÕES PIORARAM
Entre as regiões que apresentam piora nesta nova rodada, passando de bandeira laranja para bandeira vermelha, estão: Uruguaiana, Guaíba, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa e Caxias do Sul.
VALE DO TAQUARI MELHORA
A nota da Região R29 R30 que compreende os municípios do Vale do Taquari melhorou sua nota de classificação de risco, que ficou em 1,23, contra 1,44 na semana passada.
Se por um lado reforça a estabilidade regional, por outro deve servir de alerta e reforçar a necessidade de cuidados, evitando relaxamento que pode apresentar piora nos indicadores e levar os governantes a adotarem medidas mais severas.
Sabemos que muitos estão cansados com essa situação, mas ainda não é o momento de relaxarmos. O Estado como um todo atravessa um momento delicado e precisamos nos manter mobilizados por mais algumas semanas ao menos. Conseguirmos manter a disseminação do vírus sob controle, e as atividades econômicas com menos restrições, depende de cada um de nós – observou o prefeito de Lajeado Marcelo Caumo através das redes sociais.
ALTERNATIVAS AOS DESCONTENTES
De acordo com o modelo acordado entre governo, municípios e entidades regionais, a partir desta semana, as associações regionais terão duas alternativas caso não concordem com a classificação preliminar.
Além dos pedidos de reconsideração, em vigor desde a sétima rodada, as regiões Covid que quiserem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior poderão elaborar planos estruturados próprios aprovados por no mínimo dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica.
CRITÉRIO 0-0
Os municípios em região de bandeira vermelha que não tenham registro de hospitalização e óbito por Covid-19 (considerado o município de residência) nos 14 dias anteriores a apuração das bandeiras poderão adotar, através de regulamento próprio, protocolos previstos na bandeira laranja, mantendo atualizados os sistemas de informações oficiais (SIVEP e E-SUS).