Comerciantes lajeadenses que se organizavam para abrir lojas na manhã deste sábado (27), em ação contrária às determinações do governo estadual, foram surpreendidos por faixas e automóveis policiais que, comandados pela Prefeitura de Lajeado, bloquearam os principais acessos às áreas comerciais no Município. Eduardo Leite reforçou, na sexta (26), que o comércio permanece fechado aos finais de semana.
Durante a semana, comerciantes e empresários se mobilizaram para criar ações que favorecessem a retomada da economia – como a abertura das lojas neste sábado – após prejuízos sofridos com as três semanas de fechamento de estabelecimentos considerados não essenciais.
Manifestações no centro
Na manhã deste sábado (26), ocorreu também uma manifestação pacífica de aproximadamente 100 empresários e trabalhadores de pelo menos 20 estabelecimentos entre bares, pubs e restaurantes de Lajeado. Além desses, participaram também comerciantes e representantes de igrejas do Município. A ação, que iniciou-se às 9h, se concentrou na Praça da Matriz, no Centro.
A mobilização ocorreu por falta de flexibilização das atividades do segmento, reforçada com o novo decreto do Estado.
Decreto estadual mantem suspenso comércio aos finais de semana
O Gabinete de Crise do Rio Grande do Sul, em reunião nesta sexta-feira (26), negou os pedidos de redução das restrições vigentes no Estado. A ação ocorreu devido aos baixos estoques de medicamentos para intubação de pacientes e da contínua alta taxa de ocupações de leitos por Covid-19.
Os pedidos recebidos pelo Gabinete de Crise nos últimos dias são de prefeitos e entidades setoriais, principalmente da Serra Gaúcha e da Região Metropolitana, que pediam a ampliação do horário de funcionamento dos serviços em geral, tanto em dias de semanas quanto sábado, domingo e feriados.
Contudo, devido à ocupação dos hospitais permanecer acima dos 100% – fato que fez todas as regiões Covid apresentarem bandeira preta pela quinta semana consecutiva –, o governo decidiu manter a suspensão do comércio não essencial entre 20h e 5h e aos finais de semana até a divulgação do novo mapa de Distanciamento Controlado, que sai dia 4 de abril. Segundo o governador Eduardo Leite, o cenário da pandemia que o Estado enfrenta ainda é de risco altíssimo.