FORÇA DO VALE 40 ANOS
COVID-19DestaquesEconomiaPolítica
Tendência

Mesmo na bandeira vermelha Encantado pode adotar protocolos previstos na bandeira laranja

Município não teve registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento do Governo do Estado e se enquadra na chamada Regra 0-0, podendo adotar protocolos previstos na bandeira laranja

O mapa de risco do Rio Grande do Sul, nesta semana, conforme Governo do Estado, definiu seis regiões em bandeira vermelha, 14 regiões em bandeira laranja.

Encantado, Doutor Ricardo, Nova Bréscia, Putinga, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo estão entre os municípios que não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento do Governo do Estado e se enquadram na chamada Regra 0-0

RECURSOS

Após contestações, o Governo do Estado mantém o Vale do Taquari e outras cinco regiões em bandeira vermelha para o Distanciamento Controlado. É a segunda vez que o Vale encontra-se nesta situação crítica.

O governo do Estado aceitou a reconsideração de Bagé, cujo pedido foi encaminhado pelo município para toda a região, e das associações regionais de Santo Ângelo, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Pelotas e Caxias do Sul.

O Gabinete de Crise indeferiu os recursos apresentados pelas regiões de Passo Fundo, Novo Hamburgo e Lajeado, que permanecem em bandeira vermelha, por terem apresentado alto nível de ocupação dos leitos e de propagação do vírus.

Os três se somam a Taquara, Canoas e Porto Alegre, que já estavam em vermelho, e seus representantes não apresentaram pedido de reconsideração.

O mapa de risco do Rio Grande do Sul, nesta semana, conforme Governo do Estado, definiu seis regiões em bandeira vermelha, 14 regiões em bandeira laranja.

COMÉRCIO FECHADO

Nos municípios classificados em bandeira vermelha o comércio só pode funcionar nos sistemas de tele-entrega e take-away (pague e leve), justamente na semana do dia dos pais, uma das datas especiais para o comércio.

O Governador Eduardo Leite avalia reduzir restrições da bandeira vermelha, permitindo abertura de comércio ao público:

 – Entramos agosto com expectativa de estabilização e de indicadores mais tranquilos. O Rio Grande do Sul parou menos, por menos tempo, teve menores perdas econômicas do que a maior parte dos outros Estados, e também perdeu menos vidas, se comparado aos outros Estados. Estamos discutindo, caso essa estabilização se confirme, alterações em protocolos de bandeira vermelha para permitir o funcionamento de atividades comerciais que, hoje, estão restritas – explicou o governador Eduardo Leite.

O prefeito de Lajeado Marcelo Caumo informou nas redes sociais que não concorda com resultado e fala em reverter a decisão ainda nesta semana (veja o vídeo).

REGRA 0-0

Encantado, Doutor Ricardo, Nova Bréscia, Putinga, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo estão entre os 65 municípios que não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento – equivalente a 2,7% da população gaúcha (302.153 habitantes).

Dessa forma, as prefeituras dessas cidades que se adequam à chamada Regra 0-0 podem adotar protocolos previstos na bandeira laranja por meio de regulamento próprio. Basta que mantenham atualizados os registros nos sistemas oficiais e adotem, por meio de decreto, regulamento próprio, com protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja.

Apesar de ter sido registrado nesta segunda-feira, 3, o sexto óbito de morador de Encantado, o registro é posterior ao levantamento do governo do Estado e não foi considerado nesta rodada do Distanciamento Controlado. Assim, o município pode adotar protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja.

Lista dos municípios classificados na bandeira vermelha, com zero óbitos e zero hospitalizações nos últimos 14 dias
Lista dos municípios classificados na bandeira vermelha, com zero óbitos e zero hospitalizações nos últimos 14 dias

Clique aqui e veja a lista completa de municípios que atendem à regra 0-0.

Dália Alimentos

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!