Superlotação do Pronto-Socorro preocupa; HBST e Saúde emitem nota conjunta
ENCANTADO Uma reunião na manhã desta quinta-feira, dia 20, entre a direção do Hospital Beneficente Santa Terezinha e integrantes da Administração Municipal e Secretaria da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social definiu pela elaboração de uma Nota Técnica em conjunto, com o objetivo de prestar esclarecimentos à população sobre a utilização do atendimento do Pronto-Socorro do Hospital.
A principal preocupação dos profissionais de saúde e das autoridades é com a superlotação do serviço devido à procura indiscriminada pelo Pronto-Socorro.
A orientação é que seja priorizado o atendimento no Hospital para casos de urgência e emergência.
A medida ocorre após o aumento de casos de Covid no município.
Em situações de sintomas de síndromes gripais, por exemplo, devem ser buscados os Postos de Saúde e o Centro de Operações de Emergências (COE) pelo Telefone/WhatsApp 9.9841.0235. Também pode ser utilizado o aplicativo da saúde “Eagle Care” para a realização de pré-triagem.
Confira a nota na íntegra
O Hospital Beneficente Santa Terezinha e a Secretaria da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social vêm a público prestar os seguintes esclarecimentos à população encantadense sobre o atendimento no Pronto-Socorro do Hospital e Serviços de Saúde do Município:
– Recomenda-se a utilização do Pronto-Socorro para atendimento de casos de urgência e emergência. A procura indiscriminada ao Pronto-Socorro pode provocar superlotação no Serviço e prejudicar o atendimento dos pacientes com maior gravidade.
– Para síndrome gripal e sintomas como dores de garganta, cabeça, musculares e ouvido, etc, procure os Postos de Saúde nos horários de atendimento, o COE 24 horas pelo Telefone/WhatsApp 9.9841.0235. Também pode ser utilizado o aplicativo da saúde “Eagle Care” para a realização de pré-triagem.
– O Pronto-Socorro utiliza o método de classificação de risco conforme protocolo do Ministério da Saúde exposto na Recepção do Pronto-Socorro, em que os casos de urgência e emergência recebem atendimento prioritário. Em razão dos atendimentos prioritários (classificação de risco) pode haver demora no atendimento dos casos menos graves, classificados nas cores AZUL e VERDE.
– Evite procurar o Pronto-Socorro em casos que não requeiram urgência.
– Em caso de dúvidas, entre em contato com o COE ou com sua Unidade Básica de Saúde pelo Telefone ou WhatsApp.
– Salientamos que estamos passando novamente por um momento crítico da pandemia devido ao aumento do número de casos de Covid e, por isso, solicitamos a compreensão de todos.
– Reiteramos a obrigatoriedade do uso de MÁSCARA.