Deputado propõe tornar Cristo Protetor de Encantado patrimônio do Rio Grande do Sul
Projeto de lei busca reconhecer oficialmente o monumento como bem religioso, cultural e turístico do Estado

O deputado estadual Luiz Marenco (PDT) apresentou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul um projeto de lei que propõe declarar o Cristo Protetor de Encantado como patrimônio religioso, cultural e turístico do Estado.
O monumento, que já se tornou símbolo regional e atrai visitantes de diversas partes do Brasil, está localizado no município de Encantado, no Vale do Taquari. A obra será oficialmente inaugurada amanhã (6).
Iniciativa valoriza identidade local
Segundo o parlamentar, a proposta busca dar o devido reconhecimento à importância simbólica e histórica do Cristo Protetor para o povo gaúcho.
“Nosso desejo é que este monumento, já enraizado na alma do Rio Grande, receba o reconhecimento oficial que merece e siga inspirando fé, união e orgulho em nosso povo”, afirmou Marenco.
Monumento atrai turistas e movimenta a economia
Com 43,5 metros de altura, o Cristo Protetor supera a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e é considerado o maior do gênero no mundo. Desde a conclusão da obra, o local vem recebendo um grande fluxo de turistas, impulsionando o turismo regional e o comércio local.