Casa de Cultura de Encantado recebe exposição “Destemidos”, da Dália Alimentos
Mostra gratuita sobre a história do cooperativismo será inaugurada em 1º de abril, com participação da Orquestra Municipal e do Coral Vida e Canto

A Casa de Cultura de Encantado recebe, a partir do dia 1º de abril, a exposição “Destemidos”, um projeto da Dália Alimentos que retrata a evolução histórica do cooperativismo. A abertura do evento acontece às 19h e contará com apresentações da Orquestra Municipal e do Coral Vida e Canto.
Cooperativismo e a trajetória da Dália
Criada pelos autores Charles Tonet e Tânia Tonet, a obra explora o cooperativismo desde suas origens, em Rochdale, Manchester (Inglaterra), até o modelo atual de empreendedorismo neo-cooperativista.
A exposição também destaca a contribuição dos imigrantes na consolidação desse modelo no Brasil, utilizando a história da Cooperativa Dália como exemplo de sucesso no Vale do Taquari. O legado dos primeiros cooperativistas e o papel de seus descendentes são evidenciados na narrativa.
Exposição gratuita por 30 dias
📌 Período: De 1º de abril a 1º de maio
📌 Local: Casa de Cultura de Encantado
📌 Entrada: Gratuita
A mostra propõe reflexões sobre o futuro do cooperativismo, a relação entre cooperativas e associados, e a sucessão familiar no setor. Além disso, busca despertar nos estudantes o interesse pelo cooperativismo como modelo de gestão e organização econômica.
Importância do evento
Para o coordenador de Cultura de Encantado, Ricardo Werner, a exposição resgata um capítulo essencial da história local.
“Celebrar o cooperativismo e a trajetória da Dália é reconhecer o trabalho de gerações que construíram uma comunidade produtiva, unida e colaborativa. Este é o verdadeiro significado de quem somos, e essa reflexão se torna ainda mais especial no aniversário de Encantado.”