Curiosidades

Eclipse lunar e cometa do século serão destaques astronômicos de setembro e outubro

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

Os meses de setembro e outubro deste ano trarão dois fenômenos astronômicos notáveis, de acordo com o guia Efemérides Astronômicas 2024 do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em 17 de setembro, haverá um eclipse parcial da Lua, seguido pela maior aproximação do cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, apelidado de “cometa do século”. Este corpo celeste se aproximará do Sol em 27 de setembro, enquanto a aproximação máxima da Terra ocorrerá na noite de 12 de outubro.

Eclipse parcial da Lua

O eclipse lunar parcial será visível em todas as Américas na noite de 17 para 18 de setembro. Segundo o guia, “o eclipse será muito tênue, com a Lua sendo encoberta em apenas 0,08%”. O fenômeno começará às 23h12, terá seu auge às 23h44 e terminará às 0h16 (horário de Brasília).

Tipos de eclipses lunares

  1. Eclipse lunar penumbral: A Lua entra na sombra externa da Terra (penumbra), diminuindo sua luminosidade.
  2. Eclipse lunar parcial: A sombra da Terra cobre parcialmente a Lua.
  3. Eclipse lunar total: A sombra da Terra cobre totalmente a Lua.

Eclipse lunar x solar

  • Eclipse lunar: A Terra está entre a Lua e o Sol.
  • Eclipse solar: A Lua está entre a Terra e o Sol.

Tipos de eclipses solares

  1. Parcial: Parte do Sol é encoberta pela Lua.
  2. Anular: A Lua cobre o centro do Sol, formando um anel.
  3. Total: O Sol é totalmente encoberto pela Lua.
  4. Híbrido: O eclipse é anular em alguns pontos da Terra e total em outros.

Aproximação do “cometa do século”

O cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS se aproximará do Sol em 27 de setembro. Se continuar brilhando intensamente, poderá ser visto da Terra. Segundo o site Earth Sky, há expectativa de que seja visível a olho nu. De acordo com o Observatório do Valongo, “o cometa estará visível por meio de binóculos e possivelmente a olho nu em céus escuros na última semana do mês, quando transitará pela constelação de Sextante, na direção leste”.

O cometa se aproximará da Terra a 71 milhões de quilômetros em 12 de outubro, sendo melhor observado no início da noite, transitando pelas constelações de Serpente e Ofiúco.

Descoberto no início de 2023, o cometa é classificado como um cometa periódico do tipo Halley pela NASA. Composto de poeira, gases congelados, gelo e rochas, torna-se mais brilhante à medida que se aproxima do Sol, formando a característica cauda.

Fonte
CP
Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!