12º Festival Regional Nossa Arte da APAE reúne mais de 100 participantes
Na tarde da última quarta-feira (25), o CTG Giuseppe Garibaldi sediou a 12ª edição do Festival Regional Nossa Arte, organizado pela APAE. O evento reuniu mais de 100 participantes de oito municípios e incluiu diversas categorias artísticas, como peças teatrais, música, dança, artes literárias e visuais. O festival serve como vitrine para o trabalho dos grupos, sendo realizado em uma APAE diferente a cada edição.
De acordo com o presidente da APAE de Encantado, Rogério Conzatti, o evento destaca o talento e potencial dos estudantes, e a preparação para o festival é uma celebração da arte. A diretora da Escola Especial Recanto Encantado, Floraci Baseggio, enfatizou o empenho dos participantes e a importância do evento para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
Participaram associações de Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Estrela, Lajeado, Taquari, Teutônia e Vênancio Aires, buscando promover intercâmbio social por meio da arte entre pessoas com deficiência intelectual e outras deficiências. A coordenadora regional de artes das Apaes, Evelin Pacheco, destacou a transformação que ocorre quando os participantes com deficiência sobem ao palco, tornando-se artistas e aperfeiçoando suas habilidades.
“Com isso promovemos nossos alunos a artistas. Mesmo que muitos não tenham as mesmas oportunidades, poder apresentar um trabalho desenvolvido durante muito tempo acaba por aperfeiçoar habilidades preciosas para a própria autonomia deles”, disse Evelin.
Evelin Pacheco ressaltou a mudança na visão dos alunos sobre seu próprio potencial, que se torna mais positiva com a preparação e apresentação. Um dos jovens a se apresentar foi Felipe Martins, de sete anos, que desfrutou da interação com os colegas no festival, tornando-o uma festa de diversão para ele, segundo sua mãe, Vera Martins.
Assista a apresentações realizadas no turno da tarde: