CulturaCuriosidadesDestaques

‘Ainda estou aqui’ é eleito melhor filme do ano pela Federação Internacional de Críticos

Drama dirigido por Walter Salles foi escolhido por 739 críticos de 75 países. Longa já havia conquistado o Oscar de melhor filme internacional.

“Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Salles, foi eleito o melhor filme do ano pela crítica internacional. O longa recebeu o Grand Prix da Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCI), tornando-se o primeiro brasileiro a vencer a premiação, concedida anualmente desde 1999.

Premiação internacional inédita

A escolha foi feita por 739 críticos de 75 países. A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá no próximo dia 19 de setembro, durante a abertura do Festival de San Sebastian, na Espanha. Entre os diretores já premiados pela FIPRESCI estão nomes como Almodóvar, Godard, Cuarón e Malick.

Longa brasileiro acumula prêmios

Estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro, o filme já soma 61 prêmios em festivais nacionais e internacionais. A produção venceu o Oscar de melhor filme internacional, o Globo de Ouro de melhor atriz, o Leão de Prata de melhor roteiro no Festival de Veneza e 13 estatuetas no Grande Otelo, premiação da Academia Brasileira de Cinema.

Enredo e contexto histórico

Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o filme retrata o desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar e seus impactos na família, liderada por Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres.

“Esse prêmio vai para uma mulher que decidiu não se curvar e resistir. O nome dela era Eunice Paiva”, declarou Walter Salles ao receber o Oscar, homenageando também Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!