Brasileira que passou 60 anos se alimentando só de Eucaristia é tema de pesquisa na UFJF
Floripes Dornellas, conhecida como Lola, ficou paraplégica após queda e viveu décadas sem comer, beber ou dormir, segundo testemunhos

O Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), iniciou um estudo sobre a vida de Floripes Dornellas de Jesus, a Lola, leiga católica que teria passado quase sete décadas alimentando-se apenas da hóstia consagrada. Paraplégica desde a adolescência, ela viveu até 1999 sem ingestão voluntária de comida, água ou sono, de acordo com testemunhos registrados ao longo do tempo.
Natural de Rio Pomba (MG), Lola é considerada candidata à santidade pela Igreja Católica. A pesquisa pretende analisar, sob perspectiva médica e científica, os relatos associados ao caso.
Equipe multidisciplinar
O estudo é liderado pelo psiquiatra Alexander Moreira-Almeida, com apoio do gastroenterologista Julio Chebli, do estudante de Medicina Caio Almeida e do geriatra Cláudio Bomtempo, que foi médico de Lola por cerca de cinco anos.
“Desde criança ouvia falar da Lola. Agora temos a oportunidade de estudar o caso com critério científico”, disse Moreira-Almeida.
A pesquisa cruzará documentos históricos, registros médicos e relatos de testemunhas. O objetivo é investigar os limites entre espiritualidade, fenômenos clínicos e possíveis explicações fisiológicas.






