Calçados Beira Rio conquista prêmio de exportação no RS
Calçadista é reconhecida como destaque industrial e leva troféu de case internacional

A Calçados Beira Rio, com sede em Novo Hamburgo, foi uma das vencedoras do 53º Prêmio Exportação RS. A empresa foi reconhecida pelo desempenho em vendas internacionais e recebeu troféu pelo melhor case de exportação de 2024.
O evento, promovido pela ADVB/RS, reuniu cerca de 800 pessoas na Casa NTX, em Porto Alegre, e premiou 60 empresas gaúchas por conquistas no comércio internacional. A Beira Rio foi reconhecida na categoria Destaque Setorial Indústria e também levou o troféu Case de Exportação, concedido a empresas com desempenho estratégico acima da média.
Exportações em alta
Segundo a empresa, o reconhecimento reforça o resultado alcançado em 2024, ano em que foram vendidos 16,8 milhões de pares em mercados internacionais. A Beira Rio participou de 326 eventos no exterior, com presença consolidada em regiões como:
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América do Norte e América do Sul
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Europa e Caribe
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América Central, Oriente Médio e Norte da África
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Oceania
A operação internacional tem 41 anos e, segundo a companhia, busca replicar no exterior o modelo de desenvolvimento local promovido no Brasil.
Produção e presença global
A Calçados Beira Rio mantém 11 unidades industriais no Rio Grande do Sul, incluindo municípios do Vale do Taquari como Roca Sales, Mato Leitão e Santa Clara do Sul.
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Produção diária: 500 mil pares
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Empregos gerados: 29,5 mil pessoas, sendo
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8,5 mil empregos diretos
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11 mil prestadores de serviço
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10 mil indiretos
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Exportações para 115 países
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Marcas: Beira Rio, Moleca, Vizzano, Modare, Molekinha, Molekinho, Actvitta e BR Sport
Empresa com visão global
O vice-presidente Rodrigo Argenta e a equipe de exportação receberam os prêmios em nome da empresa. Em nota, o presidente Roberto Argenta afirmou:
“Estamos construindo não apenas uma empresa global, mas um legado de desenvolvimento humano e social que transcende gerações e ultrapassa fronteiras.”
A Beira Rio também destacou o compromisso com sustentabilidade, rastreabilidade da produção e respeito às culturas locais como diferenciais de competitividade.