Destaques

Caminhos de Lourdes deve impulsionar turismo religioso no Vale do Taquari a partir de 2026

Primeira etapa conecta nove municípios em trajeto de 290 quilômetros com grutas, rios e monumentos religiosos

O Vale do Taquari contará com um novo roteiro de turismo religioso a partir de 2026. A primeira etapa do projeto Caminhos de Lourdes, idealizado pela Amturvales e implantado pela iniciativa Passeios na Colônia, conectará os municípios de Progresso, Canudos do Vale, Forquetinha, Lajeado, Marques de Souza, Pouso Novo, Travesseiro, Capitão e Encantado.

O trajeto terá cerca de 290 quilômetros, passando por grutas, cascatas, capelas, capitéis e monumentos religiosos, como os dedicados a Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Caravaggio e ao Bom Parto.

A proposta une o turismo religioso à valorização das comunidades do interior, com foco na oferta de pousadas, gastronomia local e cultura. O trajeto será sinalizado conforme os padrões da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso, permitindo o deslocamento por caminhada, bicicleta, cavalgada ou automóvel. Esta será a 17ª trilha do tipo no Rio Grande do Sul.

A conclusão da primeira etapa está prevista ainda para este ano. Já a segunda fase do Caminhos de Lourdes incluirá Coqueiro Baixo, Relvado, Putinga, Ilópolis, Arvorezinha, Anta Gorda e Doutor Ricardo, totalizando aproximadamente 500 quilômetros de extensão. O projeto tem apoio da Associação de Amigos do Cristo Protetor de Encantado.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo