Canto da Lagoa 2025 será lançado nesta quarta-feira
O Canto da Lagoa, um dos maiores festivais de música autoral do Rio Grande do Sul, terá sua 18ª edição oficialmente apresentada nesta quarta-feira, 11 de dezembro, no Solarium Fruki do Boulevard Encantado.
A edição de 2025 ocorre no final de março, integrando as comemorações do 110º aniversário de Encantado. Durante o lançamento, serão divulgadas as categorias e fases de participação, premiações, período de inscrições e datas do evento.
A comissão organizadora promete novidades nas categorias do próximo ano, com destaque para a incorporação de ritmos até então não contemplados. “Hoje, o fato de ser aberto a todos os gêneros e estilos musicais é o que mais o diferencia de outros festivais do estado. É fundamental promover um evento democrático, que celebra todas as culturas, sem perder de vista a valorização da nossa identidade e das nossas raízes”, destaca Ricardo Werner, presidente da Associação Cultural Encantado.
O Canto da Lagoa é uma realização da Associação Cultural Encantado em parceria com a Prefeitura de Encantado. O financiamento é do Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Uma história que começou no século passado
Criado em 1992, o festival nasceu como uma integração entre amigos que se reuniam aos finais de semana para tocar e cantar à beira da Lagoa da Garibaldi. A partir de 1993, passou a exigir composições inéditas, consolidando-se como um evento de grande relevância cultural. Ao longo dos anos a programação ganhou reconhecimento nacional e internacional, tornando-se palco para artistas renomados.
A última edição, em 2023, marcou um capítulo especial na história do Canto da Lagoa. Após um período sem edições presenciais devido à pandemia, o festival voltou com força total celebrando 30 anos de existência. O evento alcançou um marco histórico: 699 inscrições, o maior número já registrado em três décadas. Foram investidos R$ 85.500,00 em prêmios e incentivos distribuídos entre as categorias participantes. Durante quatro dias de programação, 28 músicas de diferentes gêneros foram apresentadas no palco.
Vencedores da edição 2023
- 1º Lugar: “À Nova Estação” (Zamacueca) – Maurício Barcellos;
- 2º Lugar: “Sobre Vivências” (Samba) – Paola Matos;
- 3º Lugar: “Devaneio” (MPB) – Eduardo Isaias de Azevedo;
- Melhor Letra e Melhor Arranjo: “À Nova Estação”;
- Melhor Intérprete: Paola Matos (“Sobre Vivências”);
- Melhor Instrumentista: Fernando Graciola (“La Rosa”);
- Melhor Tema “Cristo Protetor”: “Desse Abraço Encantador” – Jean Kirchoff e grupo.