FORÇA DO VALE 40 ANOS
Destaques

Canto da Lagoa abre inscrições no dia 10 e setor musical já se movimenta

Inscrições acontecem de 10 de janeiro a 10 de fevereiro no site oficial do festival

O cenário musical da região já começa a vibrar com a proximidade da 18ª edição do Festival Canto da Lagoa, programada para os dias 27, 28, 29 e 30 de março, no Parque João Batista Marchese, em Encantado. O evento, reconhecido como um dos maiores festivais culturais do Rio Grande do Sul, promete novamente ser o ponto de encontro para talentos e diversidade de estilos.

“Além de consolidar o evento como vitrine para artistas independentes e compositores, o Canto da Lagoa funciona como uma plataforma para a revelação de nomes e a valorização de estilos”, destaca Ricardo Werner, presidente da Associação Cultural Encantado.

Com inscrições abertas entre 10 de janeiro e 10 de fevereiro, o festival já desperta a atenção de músicos e compositores de diversas regiões. A pluralidade musical será a marca desta edição, que apresenta novidades nas categorias e amplia as oportunidades para novos talentos e veteranos da música.

“A cada edição, percebemos que o Canto da Lagoa não é apenas um festival, mas um sonho, uma celebração à música e um impulso para quem quer mostrar seu talento ao mundo”, destaca Kako Xavier (56), natural de Lavras do Sul, músico com mais de 10 participações no evento, tanto como concorrente quanto como jurado. Seu primeiro contato com o festival aconteceu em 1995, quando interpretou a música “Rodeio de Estrelas”.

Para 2025, ele planeja enviar três composições, escolhidas cuidadosamente: “Acho que não é preciso mandar 30 músicas, vou mandar as melhores que tenho no momento, aquelas que, quando faço, penso: essa é para o Canto da Lagoa”, compartilha.

O Canto da Lagoa movimenta não apenas os bastidores, com equipes de organização e produção, mas também toda uma rede de artistas que se preparam meses antes para participar. Para Davi Dal Pizzol (59), músico Encantadense que participa do evento desde a segunda edição, o período que antecede as inscrições é de planejamento e inspiração. “É uma sensação única preparar uma música sabendo que ela pode ser apresentada em um palco como o do Canto da Lagoa. A energia do festival transforma tudo”, diz.

Com uma trajetória que mistura tradição e inovação, o Canto da Lagoa mantém sua essência ao mesmo tempo em que se renova a cada edição. A inclusão da categoria Urbana, por exemplo, abre espaço para gêneros como hip hop e música eletrônica, reforçando o compromisso do evento em dialogar com a contemporaneidade e atrair novos públicos.

Jorge Dorfman (44), natural de Porto Alegre, participará pela primeira vez do Canto da Lagoa trazendo sua experiência como instrumentista no baixo elétrico e, possivelmente, como compositor. Apesar de estrear no festival, ele já tem no currículo apresentações em outros eventos renomados, como a Moenda. Com grandes expectativas para esta edição, Jorge acredita que o festival será mais uma vez marcado por ótimas apresentações. Sobre sua composição, ele revela que ainda está em processo de criação, mas garante que está trabalhando para entregar algo especial.

Nesta edição, o festival contará com quatro categorias: Juvenil, voltada a participantes de até 18 anos que interpretarão músicas apresentadas em edições anteriores; Instrumental, direcionada a músicas executadas exclusivamente com instrumentos; Urbana, que abrangerá gêneros como hip hop, R&B, rap, eletrônica, entre outros estilos urbanos e Livre, que englobará diversos gêneros tradicionais do festival, como milonga, samba, rock, reggae balada, dentre outros. No total, 28 canções serão selecionadas.

A organização convida os interessados a ficarem atentos ao cronograma e ao regulamento, disponíveis no site oficial. O festival é promovido pela Associação Cultural Encantado, em parceria com a Prefeitura de Encantado, com financiamento do Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Agro Dália

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!