
Um shopping de Xangai, na China, passou a operar um caixa eletrônico que derrete joias de ouro e transfere o valor em dinheiro direto para a conta do usuário. Criado pelo grupo Kinghood, o equipamento atraiu multidões interessadas em vender colares e anéis antigos diante da valorização recorde do metal.
Como funciona a máquina
Apelidada de “ATM do ouro”, a máquina avalia, pesa, derrete e analisa a pureza das joias, sem exigir documentação. O sistema aceita itens com pelo menos três gramas e pureza mínima de 50%. Todo o processo leva até 30 minutos e o pagamento é feito de forma automática.
-
Em uma demonstração, um colar de 40 gramas rendeu mais de 36 mil yuans
-
A cotação usada foi de 785 yuans por grama, cerca de R$ 4,2 mil no total
-
A operação é válida apenas para correntistas de bancos locais
Filas e mercado aquecido
Com a disparada no preço do ouro, os moradores formaram longas filas no local. De acordo com o portal Chinatimes.com, todas as vagas para uso do equipamento estão esgotadas até maio de 2026. Muitos têm recorrido à máquina para obter liquidez imediata de bens herdados ou guardados há anos.
Segundo Xu Weixin, membro da Associação de Ouro de Xangai, o dispositivo também tem função de reciclagem e pode ajudar na circulação de metais preciosos no mercado interno.
“O aumento dos preços e a instabilidade global impulsionam o interesse por revenda, inclusive em países como a Índia”, disse Weixin.






