Construção da nova ponte sobre o Rio Forqueta terá prazo até março de 2025 e multa de R$ 30 mil por atrasos
Durante reunião realizada nesta sexta-feira (6) entre o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), foi estabelecida uma penalidade de R$ 30 mil por dia de atraso injustificado na construção da nova ponte da ERS-130 sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio.
O montante deverá ser arcado pela construtora vencedora da licitação e responsável pela obra, a Engedal, de Santa Catarina. O prazo para a conclusão da estrutura, definido durante a reunião na Promotoria de Justiça de Lajeado, permanece o mesmo anunciado pelas autoridades estaduais na semana anterior: 29 de março de 2025.
O entendimento também determina que a EGR apresente, a cada dez dias, o cronograma atualizado da execução da obra. Essas informações serão adicionadas ao processo do Ministério Público, que é de acesso público.
A alteração no prazo de entrega da travessia, inicialmente projetada para ser concluída até o dia 25 dezembro de 2024, foi oficialmente ajustada após a audiência e a assinatura de um novo termo entre as partes envolvidas. A ponte, destruída pela enchente de 2 de maio deste ano, terá, segundo a previsão, 172 metros de comprimento.
O acordo contou com a participação dos promotores de Justiça João Pedro Togni e Sérgio Diefembach, do diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, e do presidente da Subseção da OAB Lajeado, Ronaldo Eckhardt. O Fórum das Entidades Empresariais de Lajeado (FEEL) também marcou presença na reunião.
Fase atual da obra
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) iniciou a construção dos pilares do blocos de fundação da estrutura. Após a conclusão da concretagem do segundo bloco de fundação, as equipes iniciaram a construção dos pilares que darão sustentação à nova estrutura – essenciais para a estabilidade da ponte. Ao todo, serão cinco blocos com pilares e dois sem, todos construídos em concreto armado.
Enquanto os trabalhos no segundo bloco avançam, as equipes executam a construção dos próximos. No lado de Lajeado, a montagem do terceiro bloco está em fase final, e no lado de Arroio do Meio, a montagem do quarto e do quinto bloco também está em andamento. Essas etapas são cruciais para garantir a continuidade das obras e o cumprimento do cronograma.
Paralelamente às atividades nos blocos de fundação, o parque fabril segue em ritmo acelerado com a produção das vigas e lajes pré-moldadas. Essas peças são fundamentais para a montagem da estrutura da ponte.